Bahia Urgente

Bahia Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "02/2016"

No Brasil, Nobel de Medicina defende vacina de HPV também para meninos

Segunda | 29.02.2016 | 20h01


(Foto: Reprodução)

Em visita ao Brasil na semana passada, o médico virologista alemão Harald zur Hausen - laureado com o prêmio Nobel de Medicina de 2008 por ter descoberto a relação entre o papilomavírus humano (HPV) e o câncer do colo do útero - defendeu que a vacinação contra HPV se estenda também aos meninos. Hoje, no Brasil, a vacina é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a meninas de 9 a 13 anos de idade, em três doses. “Se vacinássemos somente os meninos, provavelmente preveniríamos mais casos de câncer do colo do útero do que vacinando somente meninas”, disse zur Hausen nesta sexta-feira (26) em entrevista a meios de comunicação no A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo, onde participou de um evento científico. O virologista contou ainda que ficou desapontado em saber que o Brasil só introduziu a vacina contra HPV no calendário nacional de vacinação em 2014 e considera que o atraso em relação a outros países pode significar que o país deixou de evitar muitos casos de câncer do colo do útero. Segundo o Instituo Nacional de Câncer (Inca), 70% dos casos desse tipo de câncer são provocados pelos dois tipos oncogênicos de HPV que estão incluídos na imunização.

Facebook pode ser usado para descobrir quando as pessoas estão dormindo

Segunda | 29.02.2016 | 19h01


(Foto: Reprodução)

Se você é um usuário assíduo do Facebook, talvez já tenha notado que é possível saber o tempo exato em que seus contatos permanecem ativos na rede social. Um desenvolvedor resolveu tornar essa informação mais visualmente apelativa, criando uma ferramenta capaz de revelar o tempo de sono dos amigos. O esquema foi pensado por Soren Louv-Jansen, que mora em Copenhagen, na Dinamarca, e é bem simples. O código traça representações visuais com o tempo de atividade dos amigos, assim, se eles checam o Facebook da cama ao dormir e ao acordar, dá para saber por quanto tempo cada um dorme. Em entrevista ao Washington Post, Soren comentou que os dados acertaram com precisão os costumes de 30% dos seus contatos e com certo sucesso os do restante. Durante a semana, como era de se esperar, as rotinas são mais restritas, enquanto que aos fins de semana as pessoas deixam de seguir horários fixos. Soren colocou os códigos disponíveis no GifHub, de onde foram baixados mais de mil vezes. O Facebook pediu para ele tirar do ar, mas, como considera a criação uma ferramenta de estudo, o desenvolvedor decidiu mantê-la. Qualquer um com noção de programação consegue fazer a instalação a partir deste link.

Baiano Wellington Cesar Lima e Silva é anunciado como Ministro da Justiça

Segunda | 29.02.2016 | 18h01


(Foto: Reprodução)

Anunciado pelo Planalto nesta segunda-feira (29) como novo ministro da Justiça, no lugar de José Eduardo Cardozo, que deixou a pasta para assumir a Advocacia-Geral da União (AGU), o baiano Wellington César Lima e Silva atua como procurador de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Com 50 anos de idade e 25 de carreira, comandou por dois mandatos consecutivos o MP-BA (2010 e 2014) durante o governo Jaques Wagner, atual chefe da Casa Civil. No período, se destacou por atuar como interlocutor na relação com diversas instituições, especialmente na aproximação do órgão com as Polícias Civil e Militar. Wellington César ingressou no MP em 1991 e foi promotor nas comarcas de Itagimirim, Tucano e Feira de Santana. Foi promovido em 1995 para Salvador, onde atuou na Promotoria de Justiça de Assistência, na 6ª Vara Crime e na Central de Inquéritos do MP. Também ocupou o cargo de assessor especial do procurador-geral de Justiça nos anos de 1996, 1999 e 2000. O novo ministro é mestre em Ciências Criminais e doutorando em Direito Penal e Criminologia. Informações do G1.

Após pressão do PT, Eduardo Cardozo decide deixar ministério da Justiça

Segunda | 29.02.2016 | 17h01


(Foto: Reprodução)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, decidiu deixar o governo. Pressionado pelo PT após rumores de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria alvo de quebras de sigilos bancário, telefônico e fiscal no âmbito da Operação Lava Jato, Cardozo se sente injustiçado e resolveu entregar o cargo à presidente Dilma Rousseff. No sábado, 27, Lula se queixou de estar sendo perseguido pela Polícia Federal e pelo Ministério Público ao participar da festa de 36 anos do PT. "Eu já fui prestar vários depoimentos. Recebi uma intimação de que, a partir de segunda-feira (hoje), vão quebrar meu sigilo bancário, telefônico, fiscal. O meu, da Marisa, do meu neto, se precisar até da minha netinha de um mês", disse o ex-presidente, sob aplausos. "Se esse for o preço que agente tem que pagar para provar nossa inocência, que façam. A única coisa que quero é que, depois (…), me deem um atestado de idoneidade porque duvido que tenha alguém mais honesto que eu neste País."

Suspeita de matar adolescente por dívida de R$ 15 se apresenta à polícia

Segunda | 29.02.2016 | 16h08


Jovem chegou a ser levada para posto de saúde / Foto: Reprodução / TV Bahia

A mulher suspeita de matar uma adolescente de 16 anos por uma dívida de R$15 se apresentou à polícia na manhã desta segunda-feira (29). De acordo com o G1, ela chegou ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acompanhada de um advogado e foi ouvida pela delegada Jamila Cidade, titular da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central). O crime aconteceu no último dia 20 de fevereito, no bairro de Jardim Cajazeiras (veja mais). Segundo a Central de Polícia, a dívida foi contraída por causa de um acessório para celular. Familiares informaram que a suspeita tentou atingir a mãe da adolescente, que tomou a frente e acabou recebendo o golpe. A vítima foi levada para o posto de saúde de São Marcos, mas não resistiu ao ferimento.

Oi oferece 150 vagas de estágio

Segunda | 29.02.2016 | 14h55


(Foto: Divulgação)

A Oi está com inscrições abertas, até o dia 11 de março, para 150 estudantes de Ensino Superior e Ensino Técnico no Programa Geração Estágio. A empresa não divulgou a distribuição de vagas por estados, mas confirmou que há oportunidades previstas para a Bahia. As inscrições podem ser feitas pelo site www.oi.com.br, na aba “euquerotrabalharnaoi”. A seleção acontecerá ao longo do mês de março e o início das atividades está previsto para abril.

Itamaraju: Menina de 2 anos é morta após ataque de pitbull

Segunda | 29.02.2016 | 14h08


Foto: Alexsandro Ferreira / Radar830

Uma criança de dois anos foi morta após ataque de um cachorro da raça pitbull em Itamaraju, no extremo sul baiano. O fato ocorreu neste domingo (28). De acordo com a delegacia local, o animal pertencia ao tio da vítima, que passava o fim de semana na fazendo do tio. A menina foi atacada quando saía de um rio, ao lado da mãe. Uma ambulância do Sam ufo deslocada para o local, mas á encontrou a criança sem vida. O cão ainda feriu a mãe da menina.  Ainda segundo a polícia, populares conseguiram conter o animal, que foi amarrado depois do ataque. O dono do pitbull e a mãe da vítima ainda não prestaram depoimento sobre o caso.

Brumado: Guardas municipais são atacados a pedradas no Mercado Municipal

Segunda | 29.02.2016 | 12h51
Autor: Brumado Urgente


Os balcões dos açougues foram atingidos (Foto: Brumado Urgente)

Após a intensificação das ações dos guardas municipais no Mercado Municipal, os atos de violência e agressões aos idosos começaram a diminuir, mas, neste domingo (28), um ato de revolta acabou voltando a trazer o medo ao local. Tudo começou quando o referido elemento foi receber a quantia diária que é cobrada dos comerciantes do local, uma espécie de “pedágio” para não serem roubados. Os guardas percebendo a ação pediram para o elemento se ausentar do local, foi quando ele, num ato de revolta, começou a jogar inúmeras pedras nos guardas, fazendo com que os mesmos tivessem que procurar rapidamente um abrigo. Vários estabelecimentos foram atingidos, causando prejuízos aos açougueiros. Segundo os guardas, o fato deles não terem autorização para usar uma arma de fogo faz com que os menores não os respeitem e pratiquem esse tipo de ação. 

Bahia: Suposto 'lobisomem' assusta moradores

Segunda | 29.02.2016 | 12h03
Autor: Bahia Notícias


Foto: Reprodução / Macaubense Life

O aparecimento de uma determinada criatura tem deixado moradores de Mundo Novo, no Piemonte do Paraguaçu, de "cabelo em pé".  O tal lobisomem teria sido visto em algumas ruas da cidade, de madrugada, por volta de 2h30. Um dos locais onde a suposta fera teria aparecido seria a rua Sapé, na zona urbana da cidade. Segundo o site Macaubense Life, algumas pessoas têm evitado sair de casa à noite, com medo de topar com o dito cujo.

'Spotlight' leva Oscar de melhor filme e DiCaprio finalmente conquista estatueta

Segunda | 29.02.2016 | 11h02


(Foto: Reprodução)

O momento mais esperado da noite e a maior emoção na 68.ª festa do Oscar, que se encerrou na madrugada desta segunda (29), foi o prêmio de melhor ator. Leonardo DiCaprio polarizou as apostas do ano, finalmente vencendo em sua quinta tentativa, pelo papel como Hugh Glass em O Regresso, de Alejandro González-Iñárritu, que ganhou seu segundo prêmio consecutivo como melhor diretor.

Adesão à lista de espera do ProUni encerra nesta segunda

Segunda | 29.02.2016 | 10h04


(Foto: Divulgação)

Os estudantes que desejam entrar na lista de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) tem até esta segunda-feira (29) para aderir à lista. Segundo informações da Agência Brasil para se inscrever, o candidato deve acessar o site do ProUni e confirmar a participação. Podem se cadastrar os estudantes que não foram pré-selecionados nas etapas anteriores. A lista será usada pelas instituições de ensino para preencher as bolsas de estudo remanescentes. A relação dos candidatos participantes será divulgada no dia 3 de março. Os estudantes incluídos na lista terão os dias 8 e 9 de março para comparecer às instituições de ensino e entregar a documentação e comprovar as informações prestadas na inscrição.

Doações de sangue caem por causa de doenças ligadas ao Aedes

Segunda | 29.02.2016 | 08h56


(Foto: Reprodução)

Na última semana, o banco de sangue de Itabuna (a 426 km de Salvador) emitiu um alerta preocupante: o estoque da unidade, que é única na cidade, apresentou uma queda de 30% no número de doadores por causa do alto número de casos de pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika. A situação, entretanto, não está restrita ao município. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), que, além da capital baiana, atende  mais 26 regiões no interior, já sente os efeitos da epidemia. Nos dois primeiros meses deste ano, o banco de sangue registrou um déficit de 25% no número de doações. A redução se deve, principalmente, à recomendação da comunidade médica  que alerta pacientes que tiveram zika, dengue ou chikungunya a ficar, pelo menos, 30 dias sem doar sangue, a partir do desaparecimento dos sintomas.

Ação conjunta das Polícias Militar de Brumado e Livramento capturam suspeitos de roubo a posto de combustível e ainda recuperam motocicleta

Segunda | 29.02.2016 | 08h04
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Divulgação)

Uma de várias ações exitosas das Policias Militar de Brumado 34ª CIPM e da 46ª CIPM de Livramento, culminou na prisão de dois suspeitos de terem assaltado um posto de combustível na cidade de Livramento. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, houve como de praxe, uma comunicação da Polícia Militar de Livramento com a Polícia Militar de Brumado que havia ocorrido um assalto no Posto Chapadão em Livramento e que os suspeitos estariam indo sentido Brumado. Logo após a comunicação foi montado o cerco pelo pelotão PETO e após a identificação dos suspeitos, o pelotão os detiveram, recuperando assim, a quantia subtraída no posto de combustíveis, como também uma motocicleta que era roubada.



(Foto: Divulgação)

Anel vaginal reduz em 30% risco de infecção por HIV em mulheres

Domingo | 28.02.2016 | 20h03


Mulher segura o anel vaginal testado pelo estudo Aspire (Foto: International Partnership for Microbicides/Divulgação)

Um anel vaginal contendo um novo microbicida reduz em cerca de 30% o risco médio de infecção com o vírus da HIV nas mulheres - é o que mostram os resultados de dois testes clínicos publicados na segunda-feira (22) na revista científica "New England Journal of Medicine". Estes anéis, inspirados nos utilizados para a contracepção ou tratamentos hormonais, contêm o antiviral experimental dapirivina, que se espalha gradualmente. Eles devem ser trocados a cada mês. O uso destes anéis apresenta um interesse particular para as mulheres dos países em desenvolvimento, onde as taxas de infecção por HIV são elevadas, e onde as mulheres têm mais dificuldade para convencer o parceiro a usar o preservativo, explicou a microbiologista Zeda Rosenberg, que comanda o centro International Partnership for Microbicides (IPM), ao apresentar o resultado dos estudos. Ao todo, 4.588 mulheres HIV-negativas com idades entre 18 e 45 anos do Malawi, da África do Sul, de Uganda e do Zimbábue participaram dos dois testes clínicos de fase 3 chamados "The Ring" e "Aspire", entre 2012 e 2015. As mulheres que usaram o anel vaginal reduziram o risco de infecção pelo vírus da Aids de 27% a 31% comparativamente àquelas que usaram um placebo, afirmou o IPM.

Brasileiros acreditam que população foi maior responsável pela proliferação do Aedes aegypti

Domingo | 28.02.2016 | 18h00


(Foto: Reprodução)

A população foi considerada a principal responsável pela proliferação do Aedes aegypti por 74,7% dos entrevistados ouvidos na 130ª Pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA), divulgada nesta quarta-feira (24). Outros 7,4% acreditam que as prefeituras são culpadas, enquanto 6,2% culpam o governo federal e 1%, os governos estaduais. De acordo com informações da Agência Brasil, a maioria dos entrevistados (88%) disse ter medo de contrair dengue, zika ou chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito. Para se proteger, 85,2% afirmaram ter adotado alguma medida ou modificado hábitos. Entre as principais medidas adotadas para evitar contrair alguma doença transmitida pelo mosquito, estão o combate a focos em casa (93,2%), uso regular de repelente (30,6%), evitar locais de grandes aglomerações (2,8%) e o adiamento de viagens a locais com mais casos das doenças (1,2%). Nesta pergunta, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas. Mais da metade dos entrevistados (55,6%) disse que conhece alguém que contraiu dengue, zika ou chikungunya nos últimos seis meses e 64,2% tiveram o domicílio visitado por agente de saúde nos útimos seis meses para procurar possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti. No total, foram entrevistadas 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 unidades da Federação entre 18 e 21 de fevereiro.