Bahia Urgente

Bahia Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "05/2015"

Confira a cobertura do 2º dia do Arnold Classic Brasil 2015

Domingo | 31.05.2015 | 17h23
Autor: Bahia Urgente


Foto: Max Moreno I Bahia Urgente

Com grande público o Arnold Classic de 2015 está superando as expectativas, um grande número de pessoas lotaram o Rio Centro durante todo o dia e também à noite de ontem (30), com as presenças de muitos famosos como Vitor Belfort, Laís Souza, Gracyanne Barbosa, Marcos Mion e como não podia faltar, vários Brumadenses foram ao Rio de janeiro especialmente para curtir o evento, dentre eles o brumadense Alípio Júnior que teve a grata satisfação de estar ao lado de Arnold Schwarzenegger ao vivo e em cores. O evento também é composto de várias competições esportivas, que no caso das disputas do bodybuilding deixa a galera de queixo caído, são os chamados ‘monstros’, ou seja, os musculosos fortões que são chamados carinhosamente de ‘monstros’. Confira algumas fotos do segundo dia.

Idoso de 83 anos estuda direito após concluir dois cursos: Não vou parar

Domingo | 31.05.2015 | 15h05


Leon Nolasco, 83 anos, se prepara para concluir curso de direito e quer mais (Foto: Fernanda Borges/G1)

Após criar quatro filhos sozinho e “encaminhá-los para a vida”, o professor de matemática goiano Leon Delane Nolasco decidiu que era a hora de se reinventar. Aos 80 anos, ele concluiu a sua segunda graduação, no curso de ciências contábeis, e passou a atuar como contador. Não satisfeito, ingressou no curso de direito e, atualmente, aos 83 anos, se prepara para a formatura no fim deste ano. “E ainda quero mais. Só vou parar quando entrar para o livro dos recordes como o idoso universitário com mais formações”. Apesar da idade, Leon mostra muita disposição. Ele conta que caminha diariamente por 7 km, realiza dos serviços rodando “atrás dos clientes” e ainda se dedica aos estudos na Faculdade Cambury. “Eu sempre gostei de estudar e esse é meu segredo para não deixar meu cérebro parar. Por isso, ainda quero prestar o exame da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] e fazer uma pós-graduação em direito agrário. Vou atuar na área com certeza”, diz. 

Pesquisadores criam robô capaz de funcionar com partes quebradas

Domingo | 31.05.2015 | 14h06


Os pesquisadores demonstraram a validade de sua invenção em um robô de seis patas de 50 centímetros de largura

Pesquisadores desenvolveram um robô inteligente capaz de superar suas próprias "lesões", segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista Nature. "Ao criarmos nosso software, temos em mente que os robôs devem sobreviver em ambientes hostis, como durante um desastre nuclear como o de Fukushima. Se nós enviarmos robôs, eles precisam continuar sua tarefa mesmo quebrados, e não podem parar no meio da planta, inativos", explica à AFP Jean-Baptiste Mouret, da Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris, co-autor do estudo. Animais e seres humanos se adaptam rapidamente às lesões. Cachorros são capazes de pegar um frisbee mesmo com três pernas quebradas. E um homem com uma torção no tornozelo encontrará uma maneira de caminhar. Os robôs, essenciais em ambientes remotos ou hostis como o espaço, os oceanos profundos e as áreas de desastre, permanecem frágeis. Os pesquisadores, que foram inspirados por animais, desenvolveram um software capaz de analisar as várias possibilidades de operação, apesar da deterioração. E guiam o robô para estas alternativas, tornando-os mais fortes, mais independentes e eficazes.

Laboratório baiano é 1º em criação de games entre as universidades do país

Domingo | 31.05.2015 | 09h07


(Foto: Ilustração)

O laboratório Comunidades Virtuais, da Universidade do Estado da Bahia, foi apontado como o primeiro no ranking de desenvolvedores de games entre as universidades do Brasil. A informação é do "Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais", estudo financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para alem dos números, o grupo, criado em 2005, nasceu de uma demanda da sociedade, a partir dos questionamentos de pais e professores de alunos da rede municipal de ensino de Salvador. Na época, com o crescimento do mercado de games, a dúvida dos pais era se os jogos com cenas de violência influenciavam na personalidade das crianças e adolescentes.

Oito dicas para usar melhor seu WhatsApp

Domingo | 31.05.2015 | 08h02


(Foto: Ilustração)

O WhatsApp tem mais de 800 milhões de usuários no mundo. No Brasil, é o quarto aplicativo mais utilizado, perdendo apenas para Facebook, YouTube e Chrome, segundo uma pesquisa realizada pela Ericsson e divulgada no início deste ano. Sabendo disso,  resolvemos dar oito dicas para que você possa ter mais privacidade e "enganar" o aplicativo. 

Dica 1 - Evite que saibam que você leu uma mensagem

Existe dois modos que você pode utilizar para evitar aquele sinal duplo azulado que aparecem quando visualiza as mensagens no aplicativo. A primeira é muito simples: vá ao menu Configurações (Android) ou Ajustes (iOS) > Informações da Conta > Privacidade e desmarque a opção confirmação de leitura. No entanto, essa opção faz com que você também deixe de ser avisado que a outra pessoa leu o que foi enviado. A outra maneira também é simples, mas precisa ser feita todas as vezes que não quiser que apareça as marquinhas azuis: coloque o celular em modo avião, visualize a mensagem e saia do aplicativo. O sinal não ficará azul até que você entre de novo no WhatsApp.

Dica 2 - Descubra que horas a sua mensagem foi lida

O sinal duplo azulado que indica se sua mensagem foi lida. Ok, até aí nós já sabemos. Mas você sabia que é possível também saber o horário em que ela foi lida? Para descobrir, segure o balãozinho da mensagem até que suma o nome da pessoa ou do grupo no superior da tela e apreça algumas opções. Uma delas será a letra i, de informações. Quando você clicar sobre o ícone, aparecerá o horário que a pessoa (ou as pessoas, em caso de ser um grupo) leu a mensagem.

Dica 3 - Coloque senha no seu WhatsApp

O WhatsApp não lhe dá a opção de bloqueio com senha, para que nenhum enxerido vá dar aquela olhadinha básica nas suas conversas. Mas temos uma boa notícia: existem aplicativos que fazem esse favorzinho. Uma boa opção é o WhatsLock, mas ele só funciona para Android (as opções para iOS não são confiáveis). Para usá-lo, basta fazer o download, instalar o aplicativo, colocar a senha que deseja e pronto. Ele criará uma tela falsa, com uma mensagem de erro para quem tentar acessá-lo. Ah, para entrar no aplicativo é preciso clicar três vezes seguidas sobre o ícone de abrir uma nova conversa. Assim, aparecerá o teclado numérico para que você digite a senha e use seu WhatsApp normalmente.

Bahia Urgente na cobertura do Arnold Classic Brasil 2015

Sábado | 30.05.2015 | 18h51
Autor: Bahia Urgente


Foto: Max Moreno I Bahia Urgente

O Arnold Classic Brasil é maior evento direcionado ao fisiculturismo do país, e, diante de existir na Bahia um grande público amante do fisiculturismo, enviamos o repórter fotográfico Maxuel Graia “Max Moreno” ao Rio de Janeiro para uma cobertura exclusiva do evento que conta com a presença do Ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger. Em entrevista coletiva concedida no Windsor Barra, o ator relatou que: "Amo sempre voltar ao Brasil”. Meus três primeiros dias serão totalmente dedicados ao Arnold Classic e os três seguintes, à promoção do meu mais recente filme, "O Exterminador do Futuro: Gênesis", e logo após a coletiva de imprensa a qual o Bahia Urgente se fez presente e foi realizado a abertura oficial do evento ontem (29) por Arnold e pelos organizadores do evento. Confira algumas fotos do primeiro dia.

Justiça determina que loja indenize em R$ 40 mil vendedora chamada de filhote de macaco

Sábado | 30.05.2015 | 16h00


(Foto: Reprodução)

A Justiça condenou a Lojas Renner a pagar R$ 40 mil de indenização por danos morais a uma funcionária que era chamada de "filho de macaco" e "lixo" no trabalho de acordo com o site Brasil Post. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, a vendedora afirmou ter passado por longo processo seletivo e foi selecionada pra trabalhar na loja da rede em um shopping em São Paulo. A costureira da loja se referia à funcionária como "filhote de macaco" e "lixo" constantemente. Já a gerente dizia que ela deveria continuar "trabalhando com vassouras e baldes". No período das agressões, a vítima de injúria racial chegou a conversar com a psicóloga da empresa e com a supervisora da do setor da loja. Elas teriam orientado a costureira a pedir desculpas, mas nada mudou em relação às ofensas. 

Efeito de hormônio do amor é comparável ao do álcool, diz estudo

Sábado | 30.05.2015 | 15h02


Hormônio ligado ao amor e maternidade também pode ter efeitos parecidos com o de bebidas alcoólicas (Foto: Thinkstock)

Uma pesquisa da Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha, sugere que o chamado "hormônio do amor", a oxitocina, tem um efeito no comportamento comparável a de bebidas alcoólicas e que este efeito é ainda maior do que se imaginava antes. Este hormônio, produzido no hipotálamo, é conhecido por ter um papel importante em determinar nossas interações sociais e reações a parceiros românticos (por isso, o apelido). A oxitocina também um papel importante em partos e na conexão afetiva entre mãe e filho.  A oxitocina também tem uma versão sintética, usada como medicamento, geralmente injetável ou aplicada via nasal. Este medicamento é usado para estimular o parto e lactação. Segundo os cientistas britânicos, a oxitocina estimula comportamentos como altruísmo, generosidade e empatia, deixa as pessoas mais abertas a confiarem em outras. O hormônio remove algumas barreiras que funcionam como inibidores sociais: medo, ansiedade e estresse.

Bahia amplia rede de monitoramento meteorológico em 2015

Sábado | 30.05.2015 | 14h02


(Foto: Ilustração)

Mais 143 estações meteorológicas serão instaladas na Bahia, para ampliar a rede de coleta de dados meteorológicos voltados para a agricultura. O aprimoramento das informações meteorológicas possibilita ao agricultor a tomada de decisões em todas as etapas da atividade agrícola de forma precisa, desde a preparação do solo até a colheita, armazenamento e transporte dos produtos, bem como o controle dos ambientes onde os animais são criados, ou adaptação das raças às condições do clima de cada região. Essa ação é fruto do trabalho de parceria entre governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e Casa Civil, e governo Federal, por meio dos ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Instituto Nacional de Meteorologia (MAPA/INMET), e de Ciência, Tecnologia e Inovação/Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (MCTI/CEMADEN). Dessas 143, oito estações, em parceria com o INMET, serão instaladas nos municípios de Macajuba, Curaçá, Jeremoabo, Formosa do Rio Preto, Itamaraju, Chique-chique, Brotas de Macaúbas e Pilão Arcado, e as demais, em cooperação com o CEMADEN estão sendo deslocadas até o final deste semestre, para serem instaladas em cidades do semiárido baiano. O Estado encerrou o ano de 2014 com 118 estações de monitoramento instaladas. “A instalação dessas estações é de extrema importância para o produtor rural, são ferramentas fundamentais para o planejamento agrícola, aumentando as chances de sucesso, e evitando perdas por adversidades climáticas”, ressalta o secretário da Agricultura da Bahia, Paulo Câmera. 

Conta de energia deve ficar mais barata no ano que vem

Sábado | 30.05.2015 | 08h07


(Foto: Ilustração)

A sinalização para o próximo ano é de redução do custo da energia, afirmou ontem o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino. Entre os fatores que indicam essa redução está a renovação de um conjunto de concessões de hidrelétricas cuja tarifa será reduzida e uma provável melhora do regime hidrológico do país. “A renovação das concessões aponta para essa direção. E esperamos um regime hidrológico mais favorável”, afirmou, durante o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), no Rio de Janeiro. Segundo ele, diante de uma melhora do cenário de chuvas no futuro, não será necessário operar todas as termelétricas, principalmente as mais caras. Essa medida pode alterar a cor da “bandeira tarifária”, indicando uma melhora no quadro de abastecimento e uma redução nas tarifas de energia. Romeu Rufino afirmou que espera um cenário mais favorável à modicidade tarifária, quando o valor das tarifas cobradas é bastante próximo aos dos custos de produção. “A grande questão para a modicidade tarifária é o custo da energia”, afirmou Rufino. Segundo ele, a sinalização é para uma redução do custo de energia no próximo ano. A outra pressão pela alta na conta de luz, os encargos antes assumidos pelo Tesouro, já começaram a ser repassados para os consumidores, reduzindo a pressão em 2016, afirmou. O ano de 2015 está sendo melhor em termos de chuvas e níveis de reservatórios hidrelétricos do que foi o anterior, segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp. Ainda assim, acrescentou, o cenário “não é o desejado”. Segundo o ONS, o consumo residencial e comercial ainda não foi afetado pelas campanhas publicitárias de uso racional da energia e continua em patamares elevados, apesar da alta na tarifa.

Repórter não percebe que homem está morto e tenta entrevistá-lo ao vivo

Sexta | 29.05.2015 | 15h09


Repórter faz pergunta a homem morto durante o programa 'Tolerância Zero', de uma TV afiliada da Record Foto: Reprodução

A equipe estava cobrindo uma perseguição policial na periferia de Aracaju e quando chegou ao local encontrou três suspeitos no chão. De acordo com a polícia, os três homens haviam praticado assalto a uma mercearia e tinham fugido. Houve troca de tiros e um deles morreu. "Você é maior ou menor?", perguntou o repórter a dois suspeitos. "E você, tem quantos anos?", perguntou ao terceiro homem, que estava morto. Após alguns segundos sem resposta, o jornalista percebeu o que havia feito. "Esse daqui está ferido. Por incrível que pareça, eu ia entrevistar um cara que já está morto", explicou, sem graça.

Faculdade Maurício de Nassau realiza curso de Extensão para Profissionais de Saúde

Sexta | 29.05.2015 | 14h14
Autor: ASCOM - Faculdade Maurício de Nassau


O encontro, que é aberto ao público, vai reunir alunos e professores para auxiliar nas dúvidas e no conhecimento

A disciplina de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau - Unidade Vitória da Conquista, realizará um curso de extensão, também aberto à Comunidade, cujo tema é “O impacto da abordagem multiprofissional nos aspectos emocionais e comportamentais dos trabalhadores da saúde”.  O evento está sendo organizado pelos alunos do 6º e 7º semestres e pelas professoras Isabela Arruda e Gilene Bomfim com horário a partir das 17h do dia 29 de maio de 2015. 

Na ocasião serão apresentados os trabalhos dos alunos e posteriormente uma mesa redonda com os palestrantes Robson Oliveira (Fisioterapeuta), Rodrigo Damascena (Farmacêutico), Elizângela de Morais (Psicóloga) e Elba Marcia (Educadora Física). Essa temática contribui para uma melhor visualização, por parte de quem atua no mercado, no que se refere aos cuidados necessários que os profissionais necessitam ter. Além de ser um assunto bastante debatido entre os profissionais de saúde, tem como objetivo preparar o aluno para o mercado de trabalho, pois ouvir relatos de experiência prática vai contribuir ao ouvinte em enxergar a área de atuação.

Segundo a Coordenadora do Curso, Gisele Gusmão, a cidade de Vitória da Conquista é referência no tratamento de saúde, viabilizando muitos estágios para estudantes de Psicologia. "Através de eventos como este, podemos despertar uma visão crítica nos estudantes acerca da vivência prática do que é ser Psicólogo”. Assim, a Faculdade convida ao público interessado em participar desse momento. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas na própria Instituição de Ensino Superior.

Conquista: Curso de Coaching Para Líderes Empreendedores

Sexta | 29.05.2015 | 14h09
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Primeira turma de Empreendedores Líderes Coaches de Vitória da Conquista I Foto: Ascom CDL

Atendendo a pedidos, o programa Coaching Para Líderes Empreendedores será realizado pela segunda vez em Vitória da Conquista, nos dias 10 a 12 de julho, com carga horária de 28 horas. Foram realizados cursos de grande sucesso nas cidades de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Alagoinhas, Riachão do Jacuípe e será formada mais uma turma em Conquista de Empreendedores Líderes Coaches com conteúdo de altíssimo nível!

Esta formação terá 4 diferenciais:

1. Um módulo de liderança de alta performance
2. Coaching Education e 10 ferramentas de Coaching aplicadas à liderança
3. O estudo da ONU das características comportamentais do empreendedor
4. Um Coaching Profiler para avaliação do perfil comportamental que promove autoconhecimento, percepção, potencialização de recursos e aceleração de resultados.

Com essa formação, o participante irá desenvolver competências como liderança sustentável, comunicação assertiva e com rapport, fomento ao intraempreendedorismo,  inteligência emocional, resolução de conflitos, planejamento estratégico, clareza de metas e objetivos, foco em pessoas e resultados. Coaching é o que há de mais moderno como catalisador de desenvolvimento humano. É um processo que reúne metodologias, técnicas e ferramentas cientificamente validadas. Fazendo a inscrição antecipadamente, será concedido um bônus ou ainda 10% de desconto à vista, com depósito em conta. E até o dia 30/05 os associados da CDL têm desconto de 10%. Aproveite esta oportunidade! Realize sua inscrição agora e seja um EMPREENDEDOR LÍDER COACH! Para maiores informações, entre em contato com a CDL pelo telefone (77) 3420 7405 ou 8818 0478. (Fonte e texto da CDL)

Empresa de telefonia demite funcionário que mandou mensagens para cliente

Sexta | 29.05.2015 | 13h03


(Foto: Divulgação)

A NET divulgou uma nota nesta quinta-feira (28), onde informa que o funcionário responsável por enviar mensagens de assédio para uma jornalista foi demitido. No texto, a empresa explica ainda que registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia para que o caso seja investigado na esfera criminal. A notícia do assédio tomou conta da internet na quarta-feira (27), quando a jornalista Ana Prado compartilhou prints das mensagens que o funcionário da NET enviou para ela, através do Whatsapp. Segundo ela, o rapaz teria entrado em contato por telefone para oferecer um pacote promocional. Logo em seguida, ele, então, mandou mensagens pelo aplicativo."Desculpa, mas fiquei curioso. Por conta da sua voz", escreveu ele. A jornalista, então, disse que se tratava de algo "invasivo" e que ele poderia ser processado. Irônico, o rapaz respondeu: "Perdão pela imensa invasão. Agora, caso queira me processar ou processar quem quer que seja, fique à vontade. Terei o prazer de ganhar a causa". Ana compartilhou os prints da conversa nas redes sociais e, revoltada com a situação, desabafou: "Aquilo não era só mais uma cantada tonta de um cara inconveniente. Era uma cantada tonta de um cara que tem acesso aos meus dados pessoais e fez uso indevido para fins pessoais". Ela entrou em contato com a NET e foi informada que, provavelmente, ele fazia parte de uma empresa terceirizada de telemarketing. 

Mega-Sena pode pagar R$ 12 milhões neste sábado (30)

Sexta | 29.05.2015 | 12h01


(Foto: Ilustração)

A Mega-Sena segue acumulada e pode pagar R$ 12 milhões, neste sábado, para quem acertar as seis dezenas do concurso 1709. O sorteio será realizado às 20h, no Caminhão da Sorte da Caixa Econômica, em Japeri, no Rio de Janeiro. Se o ganhador aplicar o valor total do prêmio na poupança, poderá receber mais de R$ 75 mil mensais em rendimentos. Além disso, conseguiria comprar uma frota de 80 carros de luxo ou 30 imóveis de R$ 400 mil. A aposta mínima da Mega-Sena custa R$ 3,50. As apostas podem ser feitas até às 19h deste sábado em qualquer lotérica do país.