Bahia Urgente

Bahia Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "05/2016"

Garota de 15 anos desaparece e pai recebe um SMS. 'Quero fazer sua filha feliz', diz o texto

Terça | 31.05.2016 | 20h00
Autor: Extra Globo


Parentes e amigos da jovem Valesca Pereira Moreira, de 15 anos, estão desesperados por informações que levem a seu paradeiro. Ela está desaparecida desde a quarta-feira passada, quando saiu da Escola Municipal Aderito Gomes Gouveia, em Vila São João, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, por volta das 18h. Nesta terça-feira, depois da publicação desta matéria, a garota entrou em contato com o pai. De acordo com o pai da garota, Luciano Moreira de Souza, de 35, testemunhas contaram que viram Valesca subindo em uma moto vermelha antes de sumir. — Estou correndo atrás de câmeras, de alguma imagem que possa me ajudar. O telefone dela só dá desligado. O Facebook foi excluído. Preciso de notícias — diz Luciano.

PM intensifica policiamento em toda Bahia no mês de junho

Terça | 31.05.2016 | 19h04
Autor: Secom Bahia


(Foto: Divulgação)

A Polícia Militar da Bahia terá um esquema especial de policiamento no estado, durante todo o mês de junho, para intensificar as ações nas regiões onde estão programadas as tradicionais festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. O planejamento é do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), com o apoio dos Comandos Regionais, além das companhias de áreas e batalhões correspondentes.  Em Salvador, as festas estão previstas no Centro Histórico e Parque de Exposições, no bairro de Itapuã, além de alguns bairros como Paripe e Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Para o reforço na capital estarão atuando o Batalhão de Choque, o Batalhão de Polícia e Reforço Operacional (BPRO), as Companhias Independentes de Policiamento Tático (Rondesp) BTS, Atlântico e Central, o Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur), o Esquadrão Águia, o Esquadrão de Polícia Montada, a Operação Gêmeos, a Operação Apolo e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).  A Região Metropolitana de Salvador (RMS) contará com o reforço da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial, com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e a CIPT/Rondesp RMS, principalmente nas regiões dos municípios de Candeias, litoral norte, Simões Filho, Pojuca e Camaçari, além das localidades do litoral norte, onde haverá programação de festa.  Na Região Leste, o policiamento estará intensificado com a Cavalaria, o Esquadrão Asa Branca, a Cipe Litoral Norte e a CIPT/Rondesp de Feira de Santana principalmente nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Muritiba, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Santo Amaro e Serrinha. Na Região da Chapada Diamantina, o reforço contará com a Cipe Semiárido e Cipe Chapada, com mais ênfase nas cidades de Itaberaba e Irecê.  A Região Sul terá como apoio a atuação da Cipe Mata Atlântica, da 1ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) e da CIPT/ Rondesp Sul nas cidades de Porto Seguro, Eunápolis, Alcobaça (extremo sul) e Valneça (baixo sul). A Região Sudoeste contará com o reforço da CIipe Sudoeste, Esquadrão Falcão e da 2ª CIPRv, sobretudo nas cidades de Itapetinga e Jequié (centro sul). A Região Norte conta com o apoio da Cipe Caatinga, CIPT/Rondesp Norte e o BPRv com mais intensidade nas cidades de Senhor do Bonfim e Campo Formoso. A Região Oeste terá a 3ª CIPRv, Cipe Cerrado e Cipe Chapada voltadas principalmente para a região de Macaúbas. 

Maurício de Nassau realiza Palestra em prol da Campanha Maio Amarelo; Confira fotos

Terça | 31.05.2016 | 18h01
Autor: Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz


(Foto: Divulgação)

Em apoio à Campanha Maio Amarelo, a Faculdade Maurício de Nassau em Vitória da Conquista, realizazou nesta terça (31), às 9h, palestra com o objetivo de apresentar aos  alunos as principais causas de acidentes no trânsito, e também medidas de prevenção. Em seguida, os discentes serão encaminhados para as vias de trânsito com foco em chamar atenção aos motoristas sobre essa realidade. De acordo com o coordenador de Trânsito,  Herling Conceição, “a mobilidade urbana, através do Simtrans, se sente responsável de trazer junto à comunidade a importância de discutir questões tanto relacionadas à educação, engenharia e fiscalização, principalmente no meio acadêmico”, pontua. Para realizar a palestra, foi convidado o agente de Trânsito do Simtrans, César Roberto. O movimento Maio Amarelo surge com o objetivo de colocar na pauta do Poder Público e sociedade civil, questões relacionadas à segurança no trânsito. Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% das mortes causadas em acidentes estão presentes em países em desenvolvimento, o que inclui o Brasil. Assim, o coordenador enxerga de uma forma positiva esse tipo de discussão com a comunidade.

Empresas de tecnologia se unem contra discurso de ódio

Terça | 31.05.2016 | 17h03
Autor: Tribuna da Bahia


(Foto: Reprodução)

As empresas de tecnologia Facebook, Twitter, YouTube, do Google, e Microsoft, bem como a Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), apresentaram nesta terça-feira (31/5) um novo código de conduta para combater o discurso do ódio em toda as plataformas de mídia social. A UE ampliou os esforços conducentes a este código de conduta após os recentes ataques terroristas em Bruxelas, na Bélgica, e Paris, na França. As empresas de tecnologia terão que encontrar o equilíbrio entre a liberdade de expressão e conteúdo de ódio. Com base no código de conduta, elas terão equipes dedicadas a analisar denúncias em menos de 24h e, caso necessário, removê-las de suas plataformas. As regras valem para os 28 países que são membros da UE. Também terão de informar seus usuários sobre assuntos proibidos e poderão até enviar notificações para isso. Facebook, Twitter e YouTube vão cooperar uns com os outros para compartilhar as melhores práticas. As empresas de tecnologia provavelmente não quer ser responsabilizadas por discursos de ódio e agora estão tomando uma posição firme sobre o tema. Mas esta será uma mudança lenta e constante. O Twitter, por exemplo, já suspendeu 125 mil contas relacionadas com o Estado Islâmico (EI), desde meados de 2015. O grupo extremista tem usado as mídias sociais com sucesso para recrutar integrantes nos últimos anos. O Facebook, por sua vez, concordou em trabalhar com o governo alemão contra o discurso de ódio. "Reconhecemos que espalhar discursos ilegais de ódio não só afeta negativamente os grupos ou indivíduos a que se dirigem como também impacta negativamente aqueles que pedem por liberdade, tolerância, não discriminação em nossa sociedade aberta e tem um efeito de congelamento do discurso democrático nas plataformas online", informa a UE, em comunicado.

Brasileiras devem considerar adiamento de gravidez, recomenda OMS

Terça | 31.05.2016 | 16h02


(Foto: Reprodução)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que casais que vivem em locais com o surto do vírus zika adiem ou pelo menos considerem adiar uma gravidez. Para os estrangeiros ou mesmo pessoais locais que apresentaram algum sintoma, a sugestão publicada nesta terça-feira, 31, pela entidade é de que esperem pelo menos seis meses para iniciar uma gravidez. Já para estrangeiros que visitam locais com surtos e que não têm sintomas, a recomendação pede pelo menos 2 meses de espera até que uma gravidez seja iniciada. A sugestão está sendo publicada depois que novos estudos realizados pela entidade e cientistas apontarem que o vírus tem um período maior de permanência no sêmen, além do que se previa. "Nossa sugestão é de que pessoas em locais com surto adiem ou considerem adiar uma gravidez", disse Christian Lindmeier, porta-voz da OMS. Para ele, mulheres nesses países devem ter acesso a informação e medidas de prevenção, como preservativos. Em casos de estrangeiros que visitam o Brasil e tenham sintomas como febre e conjuntivite, a sugestão é de que a espera seja de seis meses. "Isso é uma forma de garantir que o vírus deixe o corpo", apontou Lindmeier. Segundo ele, a sugestão anterior da OMS era de uma espera de apenas três meses. "Decidimos rever nossas recomendações, diante das novas informações que temos sobre o vírus" disse. Outra mudança se refere também a casais que tenham estado no Brasil, mesmo sem dar sinais de sintomas. "Essas pessoas devem esperar oito semanas ao voltar de locais afetados", indicou. Antes, a recomendação falava em quatro semanas.

Ministério Público aponta fraudes de R$ 2,5 bilhões no Bolsa Família

Terça | 31.05.2016 | 15h01


(Foto: Reprodução)

Um levantamento feito pelo Ministério Público Federal apontou suspeitas de fraudes no pagamento do programa Bolsa Família que podem chegar a R$ 2,5 bilhões e atingir 1,4 milhão de beneficiários. Entre as possíveis irregularidades encontradas pelo órgão há saques realizados por pessoas que já morreram, indivíduos sem CPF ou com CPFs múltiplos, além de pessoas que estariam recebendo o benefício sem ter direito, como servidores públicos e doadores de campanhas políticas. Os dados foram levantados a partir do cruzamento de informações do cadastro de beneficiários com dados da Receita Federal, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais de Contas. Essas irregularidades foram identificadas em pagamentos feitos entre 2013 e 2014. O Ministério Público deu prazo de 30 dias para que o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário informe quais providências serão tomadas diante de inconsistências identificadas. O levantamento fez parte de um projeto lançado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em junho do ano passado, e tem como objetivo de combater as fraudes do programa. Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário afirmou que "não ignora a possibilidade de irregularidades ocorridas na gestão anterior", isto é, da presidente afastada Dilma Rousseff. O texto também diz que a "pasta está empenhada em aperfeiçoar o controle e os mecanismos de fiscalização dos beneficiários do Bolsa Família" e que integrantes do ministério entraram em contato com o Ministério Público Federal para tratar do assunto e criar um comitê de controle "para depurar e garantir que o Bolsa Família seja destinado para quem mais precisa".

Brumado: Mulher morre em trágico acidente na BR-030

Terça | 31.05.2016 | 14h05
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

Segundo informações preliminares um acidente gravíssimo ocorrido no final da manhã desta terça-feira (31), vitimou Fátima Santos que trafegava na BR-030, sentido Brumado-Caetité. Quando ela perdeu o controle do veículo Fiat Uno e o mesmo capotou, onde a mesma veio a óbito no local. De acordo com informações de familiares, a sua filha que também estava no veiculo, teve ferimentos nas pernas, e ainda não se sabe sobre seu estado. Fátima, que residia há muitos anos em Brumado, era muito conhecida e querida na cidade, o que deixará muita saudade. A equipe do Brumado Urgente se solidariza com a família e externa pesar pelo triste fato ocorrido.



(Foto: leitor brumado urgente via whatsapp)

Documento para guiar cinquentinha passará a ser exigido a partir desta quarta (01)

Terça | 31.05.2016 | 12h59


(Foto: Reprodução)

A exigência por habilitação para conduzir as motos conhecidas como "cinquentinhas"  começa a valer nesta quarta-feira (1º) em todo o Brasil. Quem descumprir cometerá infração gravíssima, com multa de R$ 574,62 (o valor é multiplicado por 3) e apreensão do veículo. Para guiar "cinquentinha" será preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos, ou a chamada ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), um documento pouco conhecido do público e que tem baixíssima procura. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até o fim de fevereiro, havia apenas 678 ACCs emitidas no país contra mais de 25 milhões de CNHs na categoria A. O Nordeste concentra os emplacamentos das "cinquentinhas", mas, em Pernambuco, por exemplo, ninguém tirou ACC desde que ela foi liberada, há 8 meses. "As próprias autoescolas induzem ao usuário a tirar a habilitação A, dizendo ser mais atrativa”, afirma Charles Ribeiro, diretor do Detran de Pernambuco e membro da Associação Nacional dos Detrans. A CNH do tipo "A" permite guiar qualquer tipo de moto, enquanto a ACC é restrita aos ciclomotores, ou seja, modelos de até 50 cc. Por outro lado, tirar a ACC é mais rápido, porque são exigidas menos horas-aula. Mas a maioria dos Detrans cobra os mesmos valores para emissão da CNH (veja levantamento ao fim da reportagem). E nem todas as autoescolas estão prontas para dar o curso para ACC, admite Ribeiro, apesar de o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ter adiado em 3 meses a aplicação de multa aos não-habilitadosjustamente para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) se preparassem.

Após deixar o Brasil por causa da violência, ex-diretor da Globo é assaltado nos EUA

Terça | 31.05.2016 | 11h55


Há cerca de 1 mês, ainda morando no Brasil, Nilton Travesso teve a casa invadida por bandidos e foi feito refém. (Foto: Reprodução)

Há 20 dias nos UA, onde se recupera do trauma de ter a casa invadida por ladrões e de ter sido feito refém em São Paulo, o diretor de TV Nilton Travesso, 82 anos, foi vítima de um assalto em San Francisco, na Califórnia. O crime aconteceu neste domingo (29). Um dos pioneiros da TV brasileira, Travesso publicou no Instagram fotos de um carro com o vidro do lado do motorista todo quebrado. “Assalto 2! CA – São Francisco! Hoje! – Levaram tudo”, escreveu na legenda. Por “Assalto 2”, Travesso se referiu ao segundo assalto em pouco mais de um mês _o primeiro no Brasil. Desta vez, aparentemente o diretor se recuperou rapidamente do susto. Ainda ontem, publicou na mesma rede social um vídeo em que um músico toca algumas notas em um órgão. “Depois… Paz em São Francisco!”, escreveu. Travesso viajou para a Califórnia no último dia 9, após deixar a direção do Todo Seu, programa apresentado por Ronnie Von na TV Gazeta.

PF realiza operação em Itaberaba, Vitória da Conquista e Itapetinga

Terça | 31.05.2016 | 10h57


(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal realiza uma operação na manhã desta terça-feira (31) nos municípios de Itaberaba, Vitória da Conquista e Itapetinga e cumpre nove mandados de busca e apreensão. A operação Transfolia, como foi batizada, investiga fraudes em licitações e desvios de recursos públicos referentes à contratação de uma empresa para o serviço de transporte escolar pela prefeitura de Itaberaba, onde são cumpridos parte dos mandados. O caso começou a ser investigado há cerca de um ano e meio e verificou que os participantes do esquema direcionavam as licitações para beneficiar uma empresa e faziam dispensas de licitação irregulares, por meio de contratos emergenciais. A apuração estima prejuízos superiores a R$ 57 milhões entre os anos de 2010 e 2015. Cerca de 40 policiais participam da ação. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Federal da Primeira Região, em Brasília.

Conquista: Sequestradores já haviam tentado assaltar as mesmas vítimas em Barra do Choça

Terça | 31.05.2016 | 09h47
Autor: BDM


Bandidos foram interceptados na Avenida Integração, dentro de uma caminhonete, com um casal sequestrado por eles. (Fotos: Divulgação Polícia Civil)

Policiais da 77ªCipm prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (30), Tarcísio de Oliveira Gonçalves, de 36 anos, e Darlan Oliveira Almeida, de 22 anos, durante um sequestro relâmpago ocorrido minutos antes na Avenida Bartolomeu de Gusmão, em Vitória da Conquista. A prisão foi realizada na Avenida Integração, na altura da rodoviária, quando os sequestradores passavam pelo local com as vítimas em um veículo Chevrolet S10. No momento do crime, os dois homens abordaram as vítimas quando estavam estacionando a S10 e em seguida as colocaram no banco traseiro, onde foram ameaçadas a todo instante. Policiais de serviço que estavam de serviço na rodoviária ouviram o alerta e se deslocaram até a Avenida Integração

Ex-ministro da Transparência será investigado pelo CNJ por conta de gravações

Terça | 31.05.2016 | 08h56


(Foto: Reprodução)

Mesmo de saída do Ministério da Transparência, Fabiano Silveira será alvo de investigação por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o procedimento prévio quer apurar se ele usou o cargo de conselheiro do órgão para favorecer interesses privados. A investigação tem base nas conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, nas quais ele orienta o presidente do Senado, Renan Calheiros, em relação à Lava Jato. A corregedora Nancy Andrighi viu indícios de crime nos diálogos e deve pedir ao plenário a abertura de processo. Silveira foi conselheiro do órgão entre 2013 e 2016, por indicação do Senado, e fica exposto às mesmas punições recebidas por magistrados no exercício de suas funções. Michel Temer ainda tentou fazer com que Silveira ficasse, no telefonema da demissão. O ex-ministro, no entanto, ficou inseguro ao ver integrantes do governo utilizarem a expressão “por enquanto” para se referirem à sua permanência no cargo. 

Violência leva ao SUS uma mulher a cada 4 minutos

Terça | 31.05.2016 | 08h02


A secretária nacional de Direitos Humanos | Foto: Divulgação / OAB-SP

Os atendimentos a mulheres vítimas de violência sexual, física ou psicológica em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) somam, por ano, 147.691 registros - 405 por dia, ou um a cada quatro minutos. A maior procura por serviços de saúde após casos de agressão se dá entre adolescentes de 12 a 17 anos, faixa etária das duas vítimas de estupro que ganharam repercussão na semana passada, no Rio e no Piauí. Especialistas apontam para a necessidade de se encerrar a "lógica justificadora" que tenta lançar para as vítimas a culpa pelos crimes. Os dados integram o Mapa da Violência - Homicídio de Mulheres, um dos mais respeitados anuários de violência do País. As estatísticas foram reunidas com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, que registra os atendimentos na rede do SUS. O relatório mostra que Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima, Tocantins e Minas lideram a lista de Estados com as maiores taxas de procura por atendimento. 

Salvador é a capital com menor número de fumantes no Brasil, de Ministério da Saúde

Terça | 31.05.2016 | 07h01


(Foto: Reprodução)

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que dez mil mortes são registradas diariamente em decorrência do consumo de cigarro em todo planeta. O estudo indica ainda que o tabaco é a principal causa de óbitos no mundo, seguida pelo álcool e pela inalação indireta do fumo, ou seja, que atinge aquele indivíduo que convive com fumantes. Apesar dos números alarmantes, o Ministério da Saúde destaca Salvador como a capital brasileira com o menor índice de fumantes, onde 7% da população adulta declara fazer uso do cigarro.  O baixo consumo de tabaco na capital baiana é atribuído, além da conscientização da população, ao intenso trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa de Controle ao Tabagismo (PMCT). "Somente no ano passado, aproximadamente mil pessoas participaram dos grupos de tabagismo nas nossas unidades de saúde. Nosso objetivo é não só a cessação do hábito de fumar, mas também a prevenção de recaídas. Com isso, atingimos uma média satisfatória de 43% dos participantes deixaram de usar o cigarro", afirmou Carla Germiniana, coordenadora do PMCT. O tratamento totalmente gratuito oferecido nas unidades de saúde do município consiste, inicialmente, por uma avaliação clínica e um teste para estimar o grau de dependência química e psicológica dos pacientes. A partir daí, os usuários passam a participar de sessões de grupo para discutir as doenças relacionadas ao tabaco e as vantagens de se parar de fumar. Os dependentes que tiverem necessidade são encaminhados para uso de medicamentos, também oferecidos gratuitamente pelo SUS.

'Estupro está provado', diz delegada sobre caso no Rio; um suspeito se entrega

Segunda | 30.05.2016 | 20h02
Autor: Folha de S.Paulo


(Foto: Reprodução)

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda (30), a delegada Cristiana Bento, que assumiu neste domingo (29) as investigações do caso do estupro da adolescente de 16 anos, afirmou não ter dúvida de que o crime aconteceu. "A minha convicção a é de que houve estupro. Está lá no vídeo, que mostra um rapaz manipulando a menina. O estupro está provado. O que eu quero agora é verificar a extensão desse estupro, quantas pessoas praticaram esse crime", disse a delegada. Titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), Cristiana alegou que o processo está em segredo de Justiça, motivo por que não daria acesso às declarações prestadas pela vítima e pelos suspeitos. Ela afirmou ter pedido a prisão temporária de seis suspeitos de envolvimento no crime "para que possamos investigar com mais calma" e afirmou que já havia indícios suficientes para justificar o pedido. "O vídeo prova o abuso sexual.