Bahia Urgente

Bahia Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "06/2016"

Samsung estaria editando selfies sem permissão do usuário

Quinta | 30.06.2016 | 20h03


(Foto: Reprodução)

A fabricante sul-coreana Samsung foi acusada de editar selfies sem a permissão de seus usuários, clareando e afinando o rosto sempre que alguém tira uma foto com a câmera frontal de smartphones da linha Galaxy – uma das mais populares da marca. Muita gente não gostou do recurso e utilizou as redes sociais para reclamar. As informações são do site Business Insider. Foi o caso da blogueira Mel Wells, que publicou uma reclamação sarcástica aos seus 21 mil seguidores do Instagram. "Obrigada, Samsung, mas prefiro manter minhas imperfeições e sardas já que é desta forma que eu sou na vida real e é assim que meus amigos me enxergam", escreveu, informando também que o recurso é ativado por padrão. Wells acredita que o filtro pode ser prejudicial para as mulheres jovens, já que impõe um padrão de beleza magro e de pele clara. Outros usuários, no entanto, minimizaram o caso. "A Samsung é uma empresa coreana, e na Ásia as pessoas simplesmente adoram filtros como estes. A Samsung apenas ativou como padrão um recurso que é popular na sua terra natal", escreveu um seguidor da blogueira. O burburinho foi tanto que um porta-voz da Samsung precisou se posicionar sobre o caso. "Na Samsung, oferecemos uma série de configurações da câmera dos celulares para que os clientes sejam capazes de escolher. Esta é uma dessas configurações, que sabemos que nossos clientes adoram. Há a opção de ligar ou desligar, dependendo da preferência pessoal", explicou um porta-voz da empresa.

Casa da Moeda interrompe produção de passaporte por falha em máquina

Quinta | 30.06.2016 | 19h03


(Foto: Reprodução)

A Casa da Moeda informou nesta quinta-feira (30) que a produção de passaportes comuns e de urgência ficará temporariamente parada por causa de uma falha em um dos equipamentos usados para essa finalidade (veja a nota completa com o anúncio no fim desta reportagem). O órgão também informou que a produção de passaportes deverá ser retomada na semana que vem. Até lá, vai buscar uma alternativa para acelerar a emissão dos documentos. A nota também afirma que já foi feita a encomenda do equipamento que vai substituir o que estragou. A máquina virá da Alemanha. No texto, a Casa da Moeda pede desculpas à população pelo "transtorno". Também em nota, a Polícia Federal informou que, devido ao problema com a máquina, "não poderá cumprir os prazos de entrega inicialmente previstos nos postos de emissão de passaportes".

'Lula será candidato', afirma Dilma à revista francesa

Quinta | 30.06.2016 | 18h04


(Foto: Reprodução)

Em entrevista feita em Brasília para a revista francesa semanal L'Express divulgada nessa quarta-feira (29/6), Dilma Rousseff afirmou que Lula será candidato à Presidência em 2018. A informação é, inclusive, uma das chamadas da capa da publicação. "É a razão principal do golpe de Estado: prevenir que o Lula se apresente à Presidência. Hoje em dia, apesar de todas as tentativas de destruir a sua imagem, Lula continua entre as pessoas mais amadas. Eu posso te dizer que ele vai se apresentar na próxima eleição", disse. Questionada sobre como ela vê e espera a possível confirmação do afastamento no Senado, Dilma se disse profundamente injustiçada quanto à forma como "foi tirada do poder". Na entrevista, ela ainda disse que não cometeu crime de responsabilidade, mas que apenas aprovou quatro decretos para créditos suplementares a fim de financiar, principalmente, hospitais. "Não sou o primeiro presidente a agir assim. O Fernando Henrique Cardoso aprovou 23 decretos similares. Na verdade, [a acusação] é apenas um pretexto." No decorrer da entrevista, Dilma voltou a defender o PT, a falar que não sabia do esquema de corrupção na Petrobras e a criticar os grampos divulgados pelo juiz federal Sérgio Moro. "Não importa o país do mundo, divulgar o registro de uma conversa do chefe de Estado seria um crime." Dilma ainda citou a queda de três ministros do governo interino por corrupção e que o momento político no Brasil "é grave".

Cunha acena com renúncia caso partidos se unifiquem em nome chancelado por ele

Quinta | 30.06.2016 | 17h01


(Foto: Reprodução)

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou a aliados que renunciará ao cargo de presidente da Câmara caso o Palácio do Planalto consiga a unificação de partidos como PSDB e DEM em torno de um nome chancelado por ele e por seus auxiliares para sua sucessão. O peemedebista está afastado do mandato e do cargo desde o dia 5 de maio, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, ele manifestou sua posição pessoalmente em reunião com o presidente interino Michel Temer no último domingo (26). Temer começou a se mobilizar após o encontro de forma a cumprir a demanda de Cunha, e elegeu alguns de seus principais ministros para atuar na tarefa de convencer o bloco liderado pelo PSDB a não se opor a um acordo com os aliados do peemedebista. A partir dessa iniciativa, líderes tucanos passaram os últimos dias reunidos com legendas aliadas como DEM, PSB e PPS para tentar fechar um consenso. Não há ainda, porém, acordo firmado entre os deputados que integram essas bancadas. Alguns integrantes do PSDB, por exemplo, têm dito afirmado que se a sigla decidir agora não lançar um nome para concorrer ao nome indicado pelos aliados de Cunha, a divergência será levada a público. Os dissidentes avaliam que não podem sofrer o desgaste de terem seus nomes vinculados a Cunha, mesmo com a interveniência de Temer ou em nome da próxima eleição do comando da Casa, que ocorre em 2017.

Conquista: ‘Rei da Picanha' é preso após furtar 16 kg de carne de supermercado

Quinta | 30.06.2016 | 16h04


Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Um homem foi preso após furtar carne de um supermercado em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O homem, de 51 anos, furtou 16 quilos de carne do Hiper Bompreço. Segundo a 77ª Companhia, o suspeito se intitulou “Rei da Picanha” e afirmou que a carne seria usada em um churrasco. Conforme o Blog do Anderson, o homem entrou no supermercado, e ensacou cinco peças de carne e quatro pacotes de linguiça dentro da mochila. Ao tentar sair, foi detido pelos seguranças do estabelecimento até a chegada da polícia. O caso ocorreu na terça-feira (28).

Carlinhos Cachoeira é preso em operação contra lavagem de dinheiro

Quinta | 30.06.2016 | 15h03


(Foto: Reprodução)

O empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi preso na manhã desta quinta-feira (30), no condomínio de luxo em que mora, em Goiânia. Um vídeo exclusivo da TV Anhanguera mostra o momento em que ele chega ao Aeroporto Santa Genoveva (veja acima). O contraventor é um dos alvos da Operação Saqueador, que visa prender pessoas envolvidas em um esquema de lavagem de R$ 370 milhões em verbas públicas. A ação é realizada pelo Ministério Público Federal em parceria com a Polícia Federal. Também há mandados de prisão contra Adir Assad e Fernando Cavendish, que é dono da empresa Delta Construções. O ex-diretor da Delta Cláudio Abreu foi preso em outro condomínio de luxo de Goiânia. Advogado de Cachoeira, Antônio Nabor Bulhões disse que ficou sabendo da prisão no início da manhã, após uma ligação da esposa do cliente, Andressa Mendonça. O advogado informou que irá se inteirar do caso para se pronunciar. Por volta das 7h, a PF esteve na casa de Fernando Cavendish, mas os agentes descobriram que empresário está no exterior. A casa de Cavendish fica na Rua Delfim Moreira, um dos endereços mais caros do Rio de Janeiro. Os policiais chegaram ao local por volta das 6h25. Além de Goiás e Rio de Janeiro, a operação é realizada em São Paulo. Segundo o Ministério Público Federal, dentre os denunciados estão executivos, diretores, tesoureira e conselheiros da empreiteira, além de proprietários e contadores de empresas fantasmas, criadas por Carlinhos Cachoeira, Adir Assad e Marcelo Abbud.

Conquista: Dois estudantes da Uesb morrem após acidente de carro

Quinta | 30.06.2016 | 14h00


Jovens morreram após acidente na BA-262 (Foto: Reprodução/TV Sudoeste)

Dois estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb) morreram em um acidente de carro próximo a localidade conhecida como Serra do Marçal, na BA-262, trecho que liga os municípios de Vitória da Conquista e Itambé, na região sudoeste da Bahia. Uma terceira pessoa que estava no veículo ficou ferida e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, o carro desceu uma ribanceira e foi parar dentro do rio depois que o motorista do veículo perdeu o controle da direção em uma curva. A jovem que ficou ferida foi encaminhada até o Hospital Geral de Vitória da Conquista. O estado de saúde da paciente não foi informado pela unidade. As vítimas eram estudantes do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular. Em nota, a Uesb decretou luto oficial por três dias no campus de Vitória da Conquista.

De novo: Duas pessoas são presas por tentar apagar chama olímpica

Quinta | 30.06.2016 | 12h52


(Foto: Reprodução)

Duas pessoas foram presas por tentar apagar a chama olímpica durante o revezamento da Tocha Olímpica no Paraná, nesta quarta-feira (29). A primeira prisão ocorreu em Maringá, no norte do estado, e a segunda em Cascavel, no oeste. Na primeira situação, uma professora, que mora em Mandaguaçu, tentou apagar a chama com um cartaz utilizado em uma manifestação. Maringá foi a terceira cidade paranaense que recebeu o símbolo do jogos. O supervisor da Guarda Municipal Henrique Manoel Bittencourt relata que a professora tentou por três vezes ultrapassar o cordão de isolamento para chegar ao corredor do revezamento, mas foi contida. “Ela participava de um protesto contra o governo e, próximo a escadaria da Vila Olímpica, tentou invadir a área do revezamento. Como não conseguiu, jogou o cartaz. Ela foi contida, mas agarrou na gola da minha camisa e me insultou. A professora queria de toda forma entrar no corredor”, conta o supervisor. A mulher foi contida e levada à Delegacia da Polícia Civil de Maringá. De acordo com a polícia, a professora foi liberada após pagar R$ 900 de fiança. Ela responderá em liberdade por dano ao patrimônio público e desacato. Já em Cascavel, um rapaz utilizou um extintor para apagar a chama olímpica. No momento que o primeiro condutor da tocha chegava ao fim dos primeiros 200 metros do revezamento, o homem se aproximou do cordão de isolamento e tentou apagar a chama. Ele foi contido pela Força Nacional e preso em flagrante por dano ao patrimônio público. O suspeito foi levado à delegacia da Polícia Civil em Cascavel. 

Restrições do período pré-eleitoral começam nesta quinta-feira; veja calendário completo

Quinta | 30.06.2016 | 11h51


(Foto: Reprodução)

Daqui a 90 dias os municípios passarão pelo primeiro turno das eleições municipais para escolher prefeito, vice e vereadores. O período de campanha, no entanto, foi reduzido para 45 dias após promulgação da nova legislação eleitoral. Entre as mudanças está o período das convenções, antes realizado em junho e agora agendado para 20 de julho a 5 de agosto. “Mudaram a legislação, mas não prestaram atenção no próprio sistema eleitoral. Algumas coisas ficaram contraditórias, como o tempo de desincompatibilização”, criticou Jaime Barreiros, analista do Tribunal Regional Eleitoral e coordenador da pós-graduação em Direito Eleitoral da Faculdade Baiana de Direito. O especialista se refere ao prazo, que se encerra nesta sexta-feira (1º) para os servidores que ocupam cargos junto às prefeituras e são pré-candidatos nas eleições se desincompatibilizem. Como explica o advogado eleitoral Ademir Ismerim, aqueles que são servidores efetivos continuam com remuneração mensal e aqueles que ocupam cargos comissionados ou de confiança devem ser exonerados. Mas já nesta quinta-feira (30) pré-candidatos já sentem o peso das restrições do período pré-campanha eleitoral. Aqueles que trabalham na televisão ou rádio têm de se afastar de tais mídias, e programas que levem seus nomes não poderão ser exibidos. 

Chapada: Dois morrem em batida entre carro e caminhão-tanque

Quinta | 30.06.2016 | 10h58


Carro ficou destruído após bater de frente com caminhão (Foto: Edivaldo Braga/blogbraga)

Dois homens morreram em uma colisão frontal entre um carro e um caminhão-tanque no final da tarde de quarta-feira (29), no km 318 da BR-242, no município de Lençóis, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motorista e o passageiro do veículo de menor porte não resistiram aos ferimentos e o condutor do caminhão saiu ileso, segundo a PRF. Segundo a polícia, ainda não há informações sobre a causa do acidente, que ocorreu por volta das 17h. Apesar de o caminhão carregar combustível, a colisão não provocou incêndio nos veículos. O carro e o caminhão saíram da pista com a batida. De acordo com a PRF, até a noite de quarta-feira o veículo maior ainda não havia sido retirado da rodovia. Os corpos das vítimas foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).



Veículos bateram de frente na BR-242, na região da Chapada Diamantina (Foto: Edivaldo Braga/ blogbraga)

Itapetinga: Seca causa perda de 30 mil cabeças de gado e fazendas viram 'cemitérios'

Quinta | 30.06.2016 | 10h03


(Foto: Reprodução)

Por conta da estiagem prolongada, Itapetinga, no Médio Sudoeste baiano, já registrou a morte de milhares de cabeças de gado. De janeiro a junho deste ano, cerca de 30 mil animais morreram na região. O fato tem gerado redução na produção de leite e demissões de trabalhadores. Em uma cooperativa da região a captação de leite foi reduzida em 60%. Segundo reportagem da TV Bahia, fazendas do município viraram “cemitérios de bovinos”. Com a estiagem prolongada, o capim não resiste e a pastagem seca. O município que ocupava a segunda posição em número de rebanho de bovinos no estado foi rebaixado para a quarta posição. A situação que já é precária pode piorar. A previsão é que o tempo seco se prolongue por mais três meses.

Lâmpadas incandescentes deixam o mercado nacional no dia 1° de julho

Quinta | 30.06.2016 | 09h01


(Foto: Reprodução)

Começa a valer na sexta-feira (1º) a proibição de venda de lâmpadas incandescentes com potência de 41 a 60W que não atenderem os níveis mínimos de eficiência energética, informou nesta quarta-feira (29) o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O órgão será quem fiscalizará o mercado. A fiscalização será feita no varejo, e os comerciantes que não atenderem à legislação estarão sujeitos a penalidades previstas em lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, ainda de acordo com o Inmetro. Também na sexta, entra em vigor o prazo para restrição da fabricação e importação de lâmpadas de 25 a 40W, que terão de atender novos índices de eficiência. No entendimento do Inmetro, tecnicamente, é o fim da presença das lâmpadas incandescentes no mercado. “Apesar de as lâmpadas de 25W a 40W terem prazo de até junho de 2017 para deixarem do mercado, elas não conseguem atingir os novos níveis de eficiência estabelecidos para junho de 2016. Portanto, tecnicamente é o fim das incandescentes”, explicou o instituto. A substituição deste tipo de lâmpada está sendo feita de forma gradativa desde 2014. As de 60 W, que eram as mais usadas, já não podem mais ser comercializadas desde junho de 2015. As acima de 75W e 100W deixaram de ser comercializadas em 30 de junho de 2014. A mudança atende a cronograma estabelecido pelo governo em portaria de 2010, que fixou índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização das lâmpadas incandescentes de uso geral em território brasileiro. “Em 2010, 70% dos lares brasileiros eram iluminados por lâmpadas incandescentes. Hoje, esse número inverteu. Agora, somente 30% das residências usam as incandescentes, que deixarão de ser comercializadas no Brasil, seguindo uma tendência mundial recomendada pela Agência Internacional de Energia”, disse em nota o responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, Marcos Borges.

Bahia registra primeiro transplante duplo, de rim e fígado, do ano

Quinta | 30.06.2016 | 08h02


(Foto: Reprodução)

A Bahia registrou, na última semana, um total de quatro doações de múltiplos órgãos, nos hospitais São Rafael, Ana Nery, Roberto Santos e Dantas Bião (Alagoinhas). O gesto das famílias permitiu a realização do primeiro transplante de fígado e rim no estado do último ano. O transplante duplo aconteceu no Hospital São Rafael, custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente beneficiado tem 31 anos e aguardava há pouco mais de um ano pela cirurgia. A doadora tinha 43 anos e foi vítima de hemorragia cerebral. Até maio deste ano, a Bahia registrou 46 doações de múltiplos órgãos e 163 de córneas. No mesmo período, foram contabilizados 198 transplantes de córnea, 28 de medula, 13 de esclera, nove de fígado e 39 de rim, sendo 34 com doador cadáver e cinco intervivos. De acordo com dados da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o número de pessoas que resiste a autorizar o transplante de órgãos de parentes ainda é muito alto. De cada 10 famílias baianas, apenas três autorizam o procedimento após o falecimento.

Mulheres recebem menos e têm jornada maior no Brasil

Quinta | 30.06.2016 | 07h01


(Foto: Reprodução)

Os defensores de uma idade mínima de aposentadoria para mulheres menor que a de homens argumentam que elas trabalham mais –somando as tarefas domésticas– e recebem menos ao longo da vida profissional.Por outro lado, a expectativa de vida delas é superior à dos homens (78,8 e 71,6, respectivamente). Logo, elas receberiam o benefício por mais tempo do que seus parceiros. Pesquisa do IBGE mostra que, entre 2000 e 2010, a participação da mulher no mercado de trabalho e os salários pagos a elas cresceram, mas continuaram inferiores aos dos homens.O rendimento médio real da população feminina passou de R$ 959 em 2000 para R$ 1.074 em 2010, enquanto o dos homens foi de R$ 1.471 para R$ 1.587, segundo o estudo Estatísticas de Gênero.

Primeiro semestre de 2016 tem redução de 59% nos casos de ataques a bancos

Quarta | 29.06.2016 | 20h02


(Foto: Reprodução)

Os primeiros seis meses de 2016 registram uma redução expressiva no número de ataques a banco no estado em relação a 2015, como apontam os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), contabilizados entre 1º de janeiro a 19 de junho. Somados as tentativas aos assaltos consumados, são 80 casos a menos, uma redução de 59%. Foram registrados neste ano 38 roubos a banco no estado, contra 83 em 2015. A comparação revela uma queda de 54,2% neste tipo de crime. Já as tentativas – quando há uma ação criminosa, mas o dinheiro não é roubado – tiveram diminuição de 72% entre 2016 e 2015.  Para o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, os números refletem o esforço das polícias e o investimento feito pelo Governo do Estado para inibir este delito. “A criação do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado [Draco] foi fundamental para que as investigações às quadrilhas especializadas fossem aprofundadas, resultando na identificação e prisão dos integrantes e na consequente desarticulação dessas organizações criminosas”, afirma.  Barbosa também destaca o estabelecimento de uma força-tarefa específica para apurar os delitos contra instituições financeiras, “o que permite uma dedicação exclusiva dos policiais na investigação dos fatos relacionados a esta categoria de crime”.