Bahia Urgente

Bahia Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "09/2015"

Pesquisa Ibope mostra que 77% dos brasileiros não confiam na presidente Dilma

Quarta | 30.09.2015 | 20h00


Foto: Lula Marques/ Agência PT

O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) foi considerado ótimo ou bom por 10% dos brasileiros em setembro, praticamente igual aos 9% registrados em junho, de acordo com a pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (30), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Além disso, o percentual de pessoas que avaliam o governo como ruim ou péssimo oscilou de 68% para 69%. O percentual de pessoas que considera o governo ruim ou péssimo é o maior registrado nos 27 anos da pesquisa CNI-Ibope, com a avaliação dos dados revela que a queda na popularidade enfrentada por Dilma Rousseff neste início do segundo mandato é maior do que a registrada pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Em dezembro de 2014, último mês do primeiro mandato, 40% da população considerava o governo Dilma ótimo ou bom. O número caiu para 10% agora em setembro de 2015, similar ao verificado no fim do governo de José Sarney, em 1989. “Perder popularidade no início do segundo mandato não é novidade. Mas a perda da presidente Dilma foi mais intensa”, observa o levantamento. Além disso, foi comprovado que 82% da população desaprovam a maneira de governar e que 77% não confiam na presidente Dilma, com uma melhora sendo registradas nas periferias: aumento de 13% em junho para 20% em setembro, e os que avaliam o governo como ótimo ou bom subiu de 6% para 10%. 

43 pessoas são assassinadas por dia nas capitais brasileiras; Salvador é 2º mais violenta

Quarta | 30.09.2015 | 19h01


(Foto: Arquivo CORREIO)

Quarenta e três pessoas morrem por dia vítimas de violência nas capitais brasileiras, segundo o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta quarta-feira (30) mostra que, em 2014, crimes como homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte vitimaram 15.932 pessoas nas 27 capitais. O número é ligeiramente maior (0,8%) do que os 15.804 registrados em 2013. Fortaleza teve a maior quantidade de assassinatos em 2014, foram 1.989 casos.A cidade também registra a maior taxa de mortes intencionais por 100 mil habitantes – 73,3. Salvador é a segunda capital em números absolutos, foram 1.397 mortes, o que significa uma taxa de 48,1 assassinatos por 100 mil habitantes.

Dom Basílio: Servidores públicos entram no sétimo dia de greve

Quarta | 30.09.2015 | 18h00
Autor: Brumado Urgente


Foto: SINDSERVDB

Nesta quarta-feira (30), os servidores públicos de Dom Basílio entraram no sétimo dia de greve. Na última segunda-feira (28), os servidores realizaram uma caminhada nas ruas da cidade com parada em frente à prefeitura municipal. No discurso, foi solicitado que o prefeito municipal e sua equipe de governo descessem as escadas da prefeitura para negociar com os trabalhadores municipais, contudo, mais uma vez, não houve respostas por parte do gestor. De forma pacífica, o movimento continuou, tendo encerramento na Praça São João. Os manifestantes se reuniram na última terça-feira em uma assembleia para planejamento de novas decisões.

SINDSERVDB, Lutar para Conquistar.

Iramaia: Cofre de banco não abre após explosão provocada por bandidos

Quarta | 30.09.2015 | 16h55


Bandidos explodem cofre de agência em Iramaia (Foto: Fabiano dos Santos/Site Binho Locutor)

A agência do Banco do Brasil localizada no município de Iramaia, no sudoeste da Bahia, foi invadida por homens armados na madrugada desta quarta-feira (30). De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha tentou arrombar o cofre principal da unidade bancária, mas o equipamento não abriu mesmo com o uso de explosivos. Segundo a Polícia Civil, os bandidos não tentaram abrir os caixas eletrônicos. Investigações preliminares apontam que nada foi levado pelos criminosos. Por conta do crime, policiais de municípios vizinhos, como Maracás e e Jequié, estão em operação na região em busca dos criminosos. Ninguém foi preso até a manhã desta quarta-feira. A Polícia Civil não tem infromações sobre a quantidades de pessoas que participaram da tentativa de assalto. A agência passou por atividades de perícia na manhã desta quarta.

Com planos de matar o papa, homem é preso após perseguir dois comboios errados em NY

Quarta | 30.09.2015 | 15h51


Foto: U.S. Air Force photo/Tech. Sgt. Robert Cloys

Um homem tentou esfaquear o papa Francisco durante sua visita à Nova York no domingo, ao invadir a pista do aeroporto John F. Kennedy. Christopher Cannella, 39 anos, é um bombeiro afastado e usou sua credencia para perseguir um comboio que supostamente era do líder católico. Porém, ele perseguiu o presidente do Turcomenistão. Ao perceber o erro, ele mudou de direção e começou a seguir os carros da comitiva que transportavam o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi. Por causa de sua movimentação suspeita, os seguranças seguiram o homem e o prenderam. Então Canella descobriu que estava nove horas atrasado, porque Francisco havia embarcado para a Filadélfia muito antes. Os chefes de estado estavam na cidade para a conferência da ONU. Um dos advogados de Cannella afirmou ao New York Post que seu cliente é casado e pai de dois filhos e está passando por um processo de estresse causado por luto.

Projeto financiado por Bill Gates quer levar tecnologia a bibliotecas públicas baianas

Quarta | 30.09.2015 | 14h51


(Foto: Léo de Azevedo/ Divulgação)

Num mundo cada vez mais digital, as bibliotecas passaram a ser vistas como ambientes afastados da tecnologia dos tempos atuais. O programa Recode, financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates e executado pela organização social CDI, quer reverter esse quadro usando a tecnologia para incentivar a leitura e disseminar cidadania entre as comunidades através de bibliotecas públicas brasileiras. A expectativa é que 300 mil usuários de bibliotecas sejam impactados pela iniciativa. “As bibliotecas competem hoje com uma era de shoppings, smartphones e redes sociais. Elas ainda não conseguiram acompanhar essa aceleração. Temos que agregar essa questão tecnológica à biblioteca, que precisa se abrir mais. Se não, ficamos parados no tempo”, disse a professora Hildenise Ferreira Novo, diretora do Instituto de Ciência da Informação da UFBA.

Após desabar, fachada de Fórum de Vitória da Conquista começa a ser reconstruída

Quarta | 30.09.2015 | 14h03


Foto: Reprodução / YouTube / Blog do Anderson

A fachada do Fórum de Vitória da Conquista, que desabou no último dia 20, está sendo reconstruída pela empresa responsável por levantar o prédio, de acordo com o Blog do Anderson. A reconstrução da fachada foi uma exigência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e está prevista na garantia civil de cinco anos estabelecida no contrato firmado com a empresa em maio de 2013, quando as obras foram iniciadas. Segundo o TJ-BA, as causas do desabamento estão sendo investigadas, e o prazo de conclusão dos reparos é de 40 dias. No prédio, funcionam cinco Varas Cíveis, o Balcão da Cidadania e o Núcleo Regional de Digitalização. Bahia Notícias

Dilma sinaliza troca de Mercadante por Jaques Wagner na Casa Civil

Quarta | 30.09.2015 | 13h01


(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu aprofundar a reforma ministerial em curso e deve substituir Aloizio Mercadante na Casa Civil. O ex-governador Jaques Wagner pode assumir o lugar de Mercadante, antiga sugestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT e do PMDB. Wagner teve seu nome defendido tanto pela habilidade política quanto pela experiência administrativa em dois governos da Bahia. Para a Defesa, será deslocado o ex-deputado Aldo Rebelo (PCdoB), que deixará o Ministério da Ciência e Tecnologia. Segundo informações da colunista Cristina Lôbo, do G1, antes de viajar aos EUA, Dilma enviou mensagens ao PSB com sondagens para o partido ocupar a pasta de Ciência e Tecnologia, que já foi comandada por Eduardo Campos durante o governo Lula.

Defensoria questiona critérios do Minha Casa Minha Vida em Vitória da Conquista

Quarta | 30.09.2015 | 11h52


(Foto: Reprodução)

A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) ajuizou uma ação civil pública contra os critérios do processo de seleção de candidatos a obter uma casa através do programa Minha Casa Minha Vida, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. A Defensoria propôs a ação após um procedimento administrativo que apura dano coletivo, instaurado em outubro do ano passado, após várias queixas de candidatos do programa. A Defensoria Pública constatou a necessidade de adequação e aprimoramento do referido processo promovido pela Diretoria da Habitação e Interesse Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social aos instrumentos normativos que o disciplinam e regulamentam o programa, bem como a indispensabilidade de dar maior publicidade ao processo de seleção dos candidatos a beneficiários do sistema habitacional.

FGTS: trabalhador doméstico pode ser cadastrado a partir de amanhã

Quarta | 30.09.2015 | 10h52


(Foto: Reprodução)

A Receita Federal informou ontem que o sistema para cadastramento do trabalhador doméstico estará disponível a partir de amanhã (1º), no portal www.esocial.gov.br. A plataforma do Simples Doméstico vai unificar o recolhimento de contribuições e benefícios dos domésticos, como o FGTS, que passa a ser obrigatório a partir de outubro. Segundo a Receita, o cadastramento dos trabalhadores admitidos até setembro de 2015 será feito em outubro. Para os admitidos a partir de 1º de outubro, o cadastramento deverá ocorrer até um dia antes do início das atividades. A Receita recomenda que o empregador evite problemas na hora de fazer o registro do empregado. Possíveis divergências associadas ao nome, ao nascimento, CPF e Número de Identificação Social (PIS/Pasep/NIT/SUS) dos empregados domésticos podem ser identificadas na aba  “Consulta Qualificação Cadastral” do portal do eSocial.

Concurso do INSS define salário de R$ 5.413 para 700 vagas de técnico

Quarta | 30.09.2015 | 09h49


(Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) definiu o Cespe/UnB como empresa organizadora do concurso para 950 vagas, de acordo com o site Folha Dirigida.  Com a decisão, o órgão também anunciou as alterações nos salários para os cargos: o técnico do seguro social, de nível médio, terá remuneração inicial de R$ 4.768,90, considerando R$ 708,21 de vencimento básico (já com o aumento de 10,8%), R$ 1.022,69 de gratificação de atividade executiva (GAE), R$ 2.580 de gratificação de desempenho de atividade do seguro social (GDASS/80%) e auxílio-alimentação de R$458. Após seis meses de trabalho, o rendimento passa para até R$5.413,90, já que, além dos outros valores, a GDASS sobe para até R$ 3.225 (100%). O analista do seguro social, de nível superior, por sua vez, terá remuneração inicial de R$ 7.014,05, incluindo R$986,58 de vencimento básico (com o reajuste), R$ 1.424,67 de GAE, R$ 4.144,80 de GDASS (80%) e o auxílio-alimentação. Após seis meses de trabalho, a remuneração sobe para até R$8.050,25, já que, além dos outros valores, a GDASS pode chegar a R$ 5.181 (100%). Das 950 vagas, já autorizadas, são 800 de técnico e 150 de analista, na área de Serviço Social. Ainda não foi divulgada a distribuição das vagas pelo país. 

Polícia captura casal acusado de violentar jovem em Vitória da Conquista

Quarta | 30.09.2015 | 08h54


Eliana Almeida de Araújo e Antonio Bispo dos Santos.

O casal acusado de violentar sexualmente e torturar uma jovem em Vitória da Conquista, região sul da Bahia, foi preso pela polícia. Antonio Bispo dos Santos foi preso pela Polícia Militar na tarde desta terça-feira (29), na cidade de Manoel Vitorino, centro sul baiano. Ele e sua esposa, Eliana Almeida de Araújo, 40, detida horas antes, são acusados de sequestrar e abusar física e sexualmente de uma mulher de 22 anos, que era mantida em cárcere privado. O homem foi localizado no mesmo instante que a esposa dele era ouvida na Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM), em Vitória da Conquista, pela delegada Decimária Cardoso Gonçalves, responsável pelo carro.

Uneb altera data do vestibular 2016

Quarta | 30.09.2015 | 07h59


As provas foram transferidas para os dias 6 e 7 de março de 2016

As datas do vestibular Uneb 2016 foram alteradas, segundo nota divulgada pela universidade, divulgada nesta terça-feira, 29. As provas foram transferidas para os dias 6 e 7 de março de 2016.A mudança foi devido ao remanejamento do calendário acadêmico dos semestres 2015.1 e 2015.2 ao fim da greve e seus desdobramentos no planejamento orçamentário financeiro da Instituição. A greve das universidades estaduais durou 86 dias e encerrou no início de agosto.

Erros comuns que podem atrapalhar o ganho de massa magra.

Quarta | 30.09.2015 | 07h06
Autor: por Vítor Cotrim


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

A ingestão de alimentos muito calóricos e sem qualidade nutritiva é um dos principais erros para quem deseja ganhar massa magra. Alimentos com baixa qualidade e quantidades insuficientes de proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas, sem duvida irão atrapalhar esse processo.

Outro fator importante é o não fracionamento das refeições, ficar muito tempo sem se alimentar também pode dificultar no ganho de massa magra.

Evitar a ingestão de gorduras é um erro clássico, a gordura é importantíssima na síntese da testosterona.

Treinos com volume muito alto, baixa intensidade e sem a devida alimentação, pré e pós treino, são fatores que dificultam o ganho de massa magra.

Para melhores resultados procure sempre por orientação de profissionais de Nutrição e de Educação Física.

Mudança climática: Brasil não tem cumprido metas de redução nas emissões de gases

Terça | 29.09.2015 | 20h02


(Foto: Reprodução)

Se o processo de adaptação da economia às mudanças climáticas pudesse ser comparado a uma corrida de cavalos, o Brasil poderia ser facilmente comparado ao chamado cavalo paraguaio – aquele que no jargão dos jóqueis dispara na frente no início da disputa, porém vai perdendo força e acaba ultrapassado pelos outros. Espontaneamente, o país estabeleceu metas de redução nas  emissões. O problema é que o Brasil não está cumprindo o que decidiu fazer de maneira voluntária. O mundo está ficando cada vez mais quente, com graves prejuízos para a continuidade da vida no planeta. Esse cenário é causado pela destruição da camada de ozônio, provocada pela emissão de gases do efeito estufa, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, como petróleo e derivados, e pelo desmatamento. No primeiro semestre deste ano, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) registrou o período mais quente já registrado na história. Aqui no Brasil, os principais desafios estão no aumento do consumo de energia a partir de combustíveis fósseis, reduzir o desmatamento ilegal e ampliar as  ações para uma agricultura de baixo carbono, destaca a pesquisadora Mariana Xavier Nicolletti, da Fundação Getulio Vargas.Ela diz que faltam sinais práticos de uma transição para a economia de baixo carbono no Brasil. “Há sinalizações do governo, com a possibilidade de assumir um posicionamento mais ambicioso na Cop21 (Conferência Mundial do Clima, em Paris, no mês de dezembro)”, lembra. Segundo ela, esses atos simbólicos são importantes, entretanto, é preciso “ver os desdobramentos em políticas públicas nacionais para que as metas sejam alcançadas”. Falta a percepção de que a mudança é estratégica para o futuro, diz Mariana. “Ainda existe uma ideia de que os investimentos na economia de baixo carbono podem ser protelados, principalmente agora no atual contexto de crise”, lamenta Mariana. “A gente tem uma conquista grande em relação ao desmatamento, que se reflete nas emissões brasileiras, mas, por outro lado, temos um desafio grande na geração de energia e também na agropecuária”, ressalta.