Bahia Urgente

Bahia Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "10/2016"

Facebook mudará regras após polêmicas com foto

Segunda | 31.10.2016 | 20h06


(Foto: Reprodução)

O Facebook permitirá mais conteúdo em sua plataforma, que havia removido fotos por violar suas regras, disse um executivo sênior da empresa nesta segunda-feira, após a controvérsia sobre a remoção de uma foto icônica da Guerra do Vietnã. Os comentários vêm após uma disputa em setembro entre a empresa e a primeira-ministra norueguesa Erna Solberg após o Facebook excluir a foto de uma menina nua fugindo de um ataque de napalm, chamado "The Terror of War". "Fizemos uma série de mudanças de regras após a foto 'O Horror da Guerra'. Temos melhorado nosso processo para garantir que imagens e casos controversos venham à tona mais rápido", disse Patrick Walker, diretor de parcerias de mídia do Facebook para a Europa, Oriente Médio e África. "Nnas próximas semanas, vamos começar a permitir mais itens que as pessoas acham interessante ou importante para o interesse público, mesmo que de certo modo possam violar nossas normas", disse Walker numa reunião da Associação de Editores noruegueses em Oslo. O Facebook readmitiu a fotografia vencedora do prêmio Pulitzer após Solberg e outros acusarem ​o Facebook de censura e de editar a história apagando a imagem de suas contas devido a restrições para nudez. O Facebook recuou, afirmando que a importância histórica da foto se sobrepunha às suas regras.

Consumo residencial de energia sobe em setembro, mas cai no comércio

Segunda | 31.10.2016 | 19h04


(Foto: Reprodução)

O consumo de energia nas residências aumentou em setembro, mas caiu na indústria e no comércio, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (31) pela Empresa de Pesquisa Energética. No Brasil, o aumento no consumo de energia no mês foi de 1,4%. Nas residências, foram consumidos no mês 10,8 mil GWh, uma alta de 4,6% em relação a setembro de 2015. Foi o sétimo aumento consecutivo. Segundo o EPE, o aumento é resultado no uso mais intenso de eletrodomésticos que as famílias já possuem, e não pela compra de novos utensílios. Há ainda a expansão da base de consumidores. Já na indústria, o consumo foi de 13,9 GWk, queda de 0,1%. No setor, alguns segmentos foram destaque de aumento no consumo (metalúrgico, papel e celulose,têxtil, químico, alimentício e automotivo). No comércio, o recuo foi de 1%, para 7 mil GWk. Segundo a EPE, o resultado reflete o cenário econômico ainda desfavorável de queda na renda real, aumento do desemprego e condições de crédito adversas. Se considerados os 9 primeiros meses do ano, também houve alta no consumo de energia nas residências, de 7,8%, e queda na indústria e no comércio, de 3,7% e 1,6%, respectivamente. No Brasil, o consumo de energia caiu 0,9% no período.

Escolas estaduais realizam últimos aulões de revisão para o Enem

Segunda | 31.10.2016 | 18h02


(Foto: Reprodução)

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece sábado (5) e domingo (6), os estudantes da rede estadual de ensino estão envolvidos nas últimas atividades preparativas. Na capital e no interior, os professores realizam revisões e aulões para a consolidação dos conteúdos, que já foram trabalhados ao longo do ano letivo, e dão o suporte psicológico para amenizar a ansiedade típica do período. Em Salvador, durante esta semana, no Colégio Estadual Raphael Serravalle, no bairro da Pituba, as revisões do conteúdo do Enem vão acontecer no horário das aulas. “Ao longo do ano realizamos muitas atividades voltadas para o Exame. Nesta reta final, vai ser o momento de os alunos tirarem as principais dúvidas”, explicou o diretor, Hamilton Lopes.

MEC diz que adiará Enem em escola que não for desocupada hoje

Segunda | 31.10.2016 | 17h01


(Foto: Reprodução)

O ministério da Educação (MEC) reafirmou nesta manhã que os estudantes têm até o fim desta segunda-feira (31) para desocupar as escolas que servirão de locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. O exame ocorre neste sábado (5) e domingo (6) em todo o país. As ocupações em diversos estados são motivadas pela rejeição à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC do teto de gastos públicos. No dia 19 de outubro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que havia 181 escolas do país ocupadas que poderiam comprometer a realização do Enem para 95 mil alunos participantes. Na ocasião, Mendonça disse que, se essas escolas não fossem desocupadas, os alunos afetados farão a prova em outra data não divulgada. 

Bahia: Mãe mata bebê após o parto, enterra vítima e cachorro encontra corpo

Segunda | 31.10.2016 | 16h01


Mãe do bebê foi presa quando tentava fugir da cidade (Foto: Giro em Ipiaú)

O corpo de um bebê recém-nascido foi encontrado por um cachorro na beira do Rio Gongogi, em Dário Meira, município na região sul da Bahia, na manhã de domingo (30). Segundo informações da polícia, o crime foi cometido pelos pais da vítima. A mãe, uma adolescente de 17 anos, confessou ter matado a criança após o nascimento. A adolescente disse que matou o filho porque a família não aprovava o relacionamento que ela mantém com o pai da criança, que é usuário de drogas. Ainda de acordo com a polícia, o recém-nascido foi enterrado na madrugada de sexta (28) para sábado (29). A polícia informou que a jovem foi presa quando se preparava para fugir da cidade, ainda no domingo. Na manhã desta segunda-feira (31), a polícia realiza buscas para localizar o pai da vítima, que é considerado co-autor do crime. O dono do cachorro que localizou o bebê contou para a polícia que a vítima estava enterrada, enrolada em um pano, dentro de uma sacola plástica. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, a cerca de 100 quilômetros do local do crime.

Itacaré: Comércio volta a abrir portas em bairro após morte de acusado de tráfico

Segunda | 31.10.2016 | 15h02


Foto: Camila Oliveira / TV Santa Cruz

Comerciantes de um bairro em Itacaré, no Litoral Sul baiano, abriram as portas neste domingo (30). Durante uma semana, lojas do bairro Passagem ficaram fechadas por conta da morte de um homem acusado de tráfico de drogas. Segundo a Delegacia Territorial, o suspeito, que foi morto em Ubaitaba, era natural do bairro em Itacaré. A suspeita é que familiares do acusado tenham provocado o fechamento de bares e mercearias do local. A Polícia investiga o caso.

Baixo Sul: PRF recolhe 49 motos irregulares na BR-101

Segunda | 31.10.2016 | 14h03


Foto: Divulgação / PRF-BA

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) apreendeu 49 motocicletas entre sábado (29) e domingo (30). A Operação Cavalo de Aço fiscalizou 462 pessoas e 378 veículos durante os dois dias em trechos da BR-101, nas cidades de Ibirapitanga, Ubaitaba, Gandu e Wenceslau Guimarães, no Baixo Sul e Sul baiano. De acordo com a PRF, a escolha dos locais é baseada em estudos estatísticos que definem locais e horários para a execução do trabalho. Ainda conforme a PRF, o crescente número de motocicletas em circulação no trânsito das cidades brasileiras tem sido acompanhado pelo de acidentes envolvendo este tipo de veículo. Na década passada, entre 1996 e 2011, o número de óbitos em acidente de trânsito envolvendo motos aumentou 932,1%, segundo o Mapa da Violência no Brasil 2013 – Acidentes de trânsito e motocicletas. Na mesma ação, 112 condutores se submeteram ao teste de etilômetro [bafômetro].

Cinco dias para o Enem 2016: consulte o local de provas

Segunda | 31.10.2016 | 13h06


(Foto: Reprodução)

A edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste sábado (5) e domingo (6). No total, as provas serão aplicadas em 1.727 municípios de todos os estados brasileiros. Os candidatos foram alocados de acordo com o endereço residencial indicado no ato da inscrição. Mas, segundo o edital do exame, o local de provas pode ficar a um raio de até 20 km da casa dos participantes.Por isso, o Ministério da Educação recomenda que os estudantes façam uma visita ao local de provas com antecedência, para conhecer o trajeto até lá e evitar imprevistos que provoquem atrasos. Os portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília), e quem não chegar antes perderá o Enem.

Antas: Juiz condena professora por divulgar pesquisa eleitoral sem registro no TSE

Segunda | 31.10.2016 | 12h01


(Foto: Reprodução)

Uma professora foi condenada a pagar R$ 53,2 mil por divulgar uma pesquisa sem registro nas eleições da cidade de Antas, no nordeste do estado. A decisão foi do Juiz Eleitoral de Cícero Dantas, José Brandão Neto, que atendeu uma ação da coligação “Unidos para o Bem de Antas”, do candidato eleito Sidonio Nilo (PSL). Conforme denúncia, a ré, identificada como Cassia Maria Santana Alves, compartilhou uma pesquisa no Facebook que apontava vantagem da candidata derrotada Roberta de Agnaldo (PP). O levantamento eleitoral não tinha registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme entendimento do juiz, não foram punidos nem a coligação “A Volta do Povo ao Poder” nem a candidata derrotada, por não haver provas de que tenham participado do ato.

Ônibus do Jacobina é apedrejado em tentativa de assalto na BR-324

Segunda | 31.10.2016 | 11h01


Foto: Jacobina Notícia

Nem tudo foi festa para o elenco do Jacobina no último domingo (31). Após derrotarem o time do Fluminense de Feira por 2 a 1, no Estádio Joia da Princesa, o ônibus que transportava o Jegue da Chapada foi atingido por pedras na BR-324 em uma tentativa de assalto nas proximidades de Riachão do Jacuípe. “A gente vinha de Feira para Jacobina. Depois que passamos por Tanquinho, um indivíduo que estava na beira da pista atirou uma pedra na lateral do ônibus. Tomamos um susto e seguimos viagem até chegar a Riachão. Lá, vimos que mais veículos tinham sido atacados também, inclusive com um ônibus de excursão no qual o motorista tinha sido atingido com uma pedra no para-brisa e estava com o olho ferido”, afirmou o preparador físico Marailton Jardim, em entrevista ao Bahia Notícias. Ainda segundo o profissional, ataques a ônibus têm sido recorrentes nessa região, com muitos deles sendo assaltados por conta dos atentados sofridos. “Durante o trajeto, perto de Capim-Grosso, ainda paramos em outro trajeto. Na estrada ainda vimos um outro ônibus sendo assaltado, com as pessoas deitadas na pista”, descreveu. Apesar do incidente, os atletas e membros da comissão presentes no veículo não sofreram ferimentos e estão bem.

'Vamos fazer uma gestão de paz', diz prefeito eleito de Vitória da Conquista

Segunda | 31.10.2016 | 10h08


Herzem comemora vitória com a vice Irma Lemos (Foto: Edson Nunes/TV Sudoeste)

Herzem Gusmão (PMDB), prefeito eleito de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, conversou com a equipe da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, após ser divulgado o resultado do segundo turno das eleições, na noite deste domingo (30). "Queria em primeriro lugar agradecer a Deus. Eu vinha falando que Deus estava operando. Queria agradecer à nossa vice. A nossa campanha foi antes e depois de Irma Lemos como vice. Agradecer à minha família, e um agradecimento muito especial ao conquistense. A todos que moram, que nasceram ou que vieram de outros estados, de outros países, para esta terra. Muito obrigado a Conquista, que acreditou na nossa proposta", falou Gusmão. Sobre sua futura gestão, Gusmão disse que irá devolver a prefeitura a Vitória da Conquista. "Vamos fazer uma gestão de paz. Sem perseguir quem quer que seja", disse. O prefeito eleito acompanhou a apuração dos votos em uma casa de eventos que fica em frente à Praça do Gil, na Av. Vivaldo Mendes Ferraz. Após o resultado, ele foi comemorar na casa da vice-prefeita eleita Irma Lemos (PTB). Herzem ainda revelou que fará na tarde desta segunda-feira (31) uma coletiva para explicar como será feita a transição de governo. O candidato Zé Raimundo (PT), que perdeu a disputa no segundo turno para Herzem Gusmão, disse que não encara o resultado como uma derrota e que continuará seu mandato como deputado estadual.

Após divulgação de retrato falado, rodoviário teme ser confundido com assaltante

Segunda | 31.10.2016 | 09h05


Foto: Kìvia Souza/Correio | Divulgação/Polícia Civil

Após receber o retrato falado do suspeito de matar o policial militar Gilberto Miranda de Andrade, 56 anos, durante um assalto a um ônibus na última quinta-feira (27), o motorista de ônibus Gabriel Cruz do Nascimento, 46 anos, teme ser confundido com o assaltante. Segundo informações do jornal Correio, familiares e amigos repassaram a imagem para ele pelo aplicativo WhatsApp. O retrato falado foi divulgado pela Polícia Civil na última sexta (28). Depois de tentar falar com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e não conseguir, o rodoviário procurou o jornal Correio para se precaver. Gabriel voltou a procurar a polícia e foi à 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pernambués). "Conversei com o tenente, mas ele me disse que eu deveria procurar a imprensa e depois ficar dentro de casa até falar com os delegados do DHPP amanhã. Até o cara (suspeito) ser preso, os colegas do PM podem me pegar na rua e eu pagar pelo que não fiz", reclama. De acordo com Gabriel, nenhum registro policial foi feito e ele terá que tentar novamente falar com algum delegado envolvido no caso nesta segunda-feira. Como não havia imagens das câmeras de segurança do ônibus, o retrato falado foi produzido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) com o auxílio de uma testemunha. 

Santa Cruz: Ônibus continuam sem circular após tiroteio na região

Segunda | 31.10.2016 | 08h13


Foto: Reprodução / TV Bahia

A circulação de ônibus continua suspensa no bairro de Santa Cruz, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (31). Segundo informações da TV Bahia, a medida foi tomada pelos rodoviários após uma tiroteio ocorrido na noite de sábado (29) em Sucupira, deixando um homem morto e um ferido. Com a mudança do final de linha, os moradores da região precisam andar por 1,5 quilômetro para chegar ao novo ponto de ônibus, instalado provisoriamente no Parque da Cidade. O Sindicato dos Rodoviários informou que o Comitê Integrado de Defesa do Transporte Rodoviário, que reúne representantes da categoria, empresas de ônibus, Secretaria de Segurança Pública (SSP) e outros órgãos, deve se reunir nesta segunda. A SSP-BA informou que o confronto começou após uma guarnição ser baleada durante um patrulhamento de rotina no bairro. Um homem morreu e o outro foi baleado e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há informações sobre o estado de saúde do paciente. A 28ª Delegacia Territorial (Nordeste de Amaralina) investiga o caso e o policiamento do bairro foi reforçado.

Bebê que dorme no quarto com pais têm risco de morte reduzido à metade

Domingo | 30.10.2016 | 17h06


(Foto: Reprodução)

Os recém-nascidos deveriam dormir no mesmo quarto que os seus pais, mas em seu próprio berço, para reduzir os riscos de mortalidade relacionados com o período de sono, como a síndrome da morte súbita do lactente (SMSL), segundo novas recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP). Esta prática deve ser realizada pelo menos durante os seis primeiros meses de vida e, se possível, até o bebê completar um ano de idade, afirmou a associação médica, que observou que colocar o bebê para dormir no quarto dos pais reduz em até 50% o risco de morte súbita. O relatório foi apresentado na segunda-feira na conferência anual da AAP, que é realizada em San Francisco, na Califórnia, e foi publicado no site da revista médica Pediatrics. Trata-se da primeira atualização das recomendações da AAP desde 2011 para criar um ambiente de sono mais seguro para os lactentes. “Sabemos que os pais podem se ver extenuados com a chegada ao mundo de uma criança, e queremos lhes proporcionar um guia claro e simples sobre a forma e o lugar para eles dormirem”, explica Rachel Moon, autora principal das recomendações. Cerca de 3.500 bebês morrem nas suas camas a cada ano nos Estados Unidos, devido principalmente à SMSL e à asfixia acidental. O índice de mortalidade de recém-nascidos diminuiu na década de 1990 após o lançamento de uma campanha nacional para melhorar sua segurança durante as horas de sono, mas depois se estagnou. 

Gravidez tardia pode estar elevando risco de câncer de mama em gestante

Domingo | 30.10.2016 | 16h04


(Foto: Reprodução)

A incidência do câncer de mama gestacional é "baixa" mas, nos últimos anos, especialistas no tema observaram um aumento no número de casos associados "provavelmente" ao atraso na idade para a ter a primeira gravidez, ou seja, passando dos 30 anos. Esse é o resultado de um estudo do Grupo Espanhol de Pesquisa em Câncer de Mama (Geicam), apresentado este mês no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica em Copenhague, na Dinamarca, que conclui ainda que a metade dos casos de câncer de mama gestacional - em grávidas ou no ano seguinte à gravidez - é do tipo basal, o mais agressivo e difícil de tratar.