Bahia Urgente

Bahia Urgente


Colunistas

mais colunistas de Paulo Esdras


Paulo Esdras

Escritor, poeta, produtor e agente cultural, comunicólogo, professor, agente social e protetor dos animais, Paulo Esdras colabora com a Revista ArtPoesia, é membro da Academia de Letras e Artes de Brumado e coordena o Movimento ABRACADABRA na Bahia.

O vício e o poder

A luta mundial contra o tráfico de drogas proposta pelos EUA revelou-se ineficaz e desastrosa. O combate ao tráfico através da força bruta, prisões, mortes já revelou há tempos que não irá a lugar nenhum. Já passou a hora de usarmos a inteligência neste combate.

 

Um dos principais fatores do crescimento das organizações criminosas é a falta de atenção do Estado em espaços de moradia de pessoas de baixa renda. Enquanto os bairros nobres e comerciais são vigiados pelos governos, as periferias e favelas são desassistidas, favorecendo a cooptação de soldados para o crime.

 

Em países como o Uruguai e os Estados Unidos (alguns estados) a legalização das drogas em espaços especiais vem sendo um verdadeiro golpe contra o crime organizado. Além de os usuários não consumirem dos traficantes, os impostos recolhidos com a venda da droga legalizada pode municiar a segurança pública e assim combater o que ainda resta do tráfico.

 

Além da legalização, é urgente o investimento em esporte, cultura e educação de qualidade nas áreas esquecidas pela sociedade para que, em longo prazo, tenhamos conseguido diminuir os jovens que entram no front ao lado dos criminosos.

 

São medidas que não favorecem os votos que os políticos querem sugar na próxima eleição, pois não possuem impacto visual imediato como as obras superfaturadas que normalmente são feitas para marcar a gestão.

 

O que não dá mais é vermos todos os dias este câncer social destruir mais e mais famílias, queimando e sugando tudo que acha pela frente. A juventude é consumida, a beleza é fumada em nome de duas ilusões de prazer momentâneo: o vício na droga e o vício no poder eleitoral.