Bahia Urgente

Bahia Urgente


Lula é o presidenciável com maior potencial de votos, afirma Ibope

Quinta | 20.04.2017 | 16h06


(Foto; Reprodução)

Pesquisa inédita do Ibope mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a ser o presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto. Pela primeira vez desde 2015, os eleitores que dizem que votariam nele com certeza (30%) ou que poderiam votar (17%) se equivalem aos que não votariam de jeito nenhum (51%), considerada a margem de erro. Desde o impeachment de Dilma Rousseff, há um ano, a rejeição a Lula caiu 14 pontos. A pesquisa foi feita antes de vir a público a lista do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), com as delações de executivos da Odebrecht que acusaram o ex-presidente de corrupção, junto com dezenas de outros políticos. Se a divulgação das denúncias prejudicou a imagem de Lula (e de outros denunciados), não houve tempo de isso ser captado pelo Ibope. Os três principais nomes do PSDB, por sua vez, viram seu potencial de voto diminuir ao longo do último ano e meio. Desde outubro de 2015, a soma dos que votariam com certeza ou poderiam votar no senador Aécio Neves (PSDB-MG) despencou de 41% para 22%. 

Câmara acelera tramitação da reforma trabalhista um dia após rejeitar urgência

Quinta | 20.04.2017 | 13h11


(Foto; Reprodução)

Um dia após rejeitar pedido semelhante, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) um requerimento de urgência para acelerar a tramitação do projeto que estabelece a reforma trabalhista. O pedido de urgência para acelerar a tramitação da reforma foi aprovado por 287 votos a 144 em meio a muito tumulto no plenário. Para que o requerimento fosse aprovado, eram necessários, pelo menos, 257 votos favoráveis. O objetivo ao aprovar o requerimento, segundo o relator, Rogério Marinho (PSDB-RN), é votar a proposta na comissão especial na próxima terça (25) e, no plenário, na quarta (26). Com a aprovação da urgência, a comissão especial que debate o tema não precisará aguardar o prazo para a apresentação de emendas, que terminaria somente na quarta. O novo prazo se encerra às 18h de segunda (24). Durante a sessão, deputados da oposição protestaram e acusaram os parlamentars da base aliada de "golpe", por entenderem que não haveria amparo regimental para colocar o pedido em votação de novo. Os parlamentares da base, por outro lado, gritavam "voto, voto", para que o requerimento fosse votado. Na noite de terça, requerimento idêntico foi rejeitado, pois recebeu 230 votos a favor e precisava de 257. Na ocasião, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que cometeu um equívoco ao encerrar a votação antes que todos os parlamentares da base tivessem votado

Polícia Militar realizará operação especial durante feriado de Tiradentes

Quinta | 20.04.2017 | 11h06


Com o feriadão, a Polícia Militar da Bahia, realizará a Operação Tiradentes 2017. A operação tem como objetivo aumentar o efetivo policial, intensificar as ações de prevenção de acidentes, fiscalizar documentos de porte obrigatório, ingestão de bebida alcoólica, fiscalizar velocidade, além de realizar abordagem policial para enfrentar o tráfico de armas e drogas. As ações serão realizadas através do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna, 2ª CIPRv/Brumado e 3ª CIPRv/Barreiras) e será realizada entre sexta-feira (21) e segunda-feira (24).

Sudoeste: Jovem de 2,20 m volta à escola após bullying e busca diagnóstico de doença

Quinta | 20.04.2017 | 10h06


Rodrigo tem 18 anos e 2,20 metros de altura (Foto: Arquivo pessoal)

O Jovem baiano Rodrigo Santos Motta, de 18 anos, que chegou a abandonar a escola no município de Ipiaú, no sudoeste da Bahia, por sofrer bullying devido ao fato de ser muito alto, retornou às aulas, recebeu doações de roupas e calçados ideiais para o seu tamanho e até ganhou uma casa. Em uma foto ao lado da avó, dá para perceber como o garoto é alto -- a cabeça da idosa fica na altura da citura do neto. Em setembro de 2016, quando a história de vida de Rodrigo foi contada pelo G1, ele estava com 2,18 metros de altura. Hoje, já passa dos 2,20 metros. Os familiares do jovem dizem que ele passa regularmente por exames, mas que ainda não teve um diagnóstico preciso dos médicos sobre a doença que o faz crescer de forma anormal desde os 12 anos de idade. A prima de Rodrigo, Thaís Cerqueira, diz que uma médica que acompanha o jovem suspeita que ele tenha acromegalia, doença causada pelo excesso de produção do hormônio de crescimento. No entanto, segundo Thais, ainda não há comprovação. "Ele faz faz exames regulares e chega a viajar para Salvador de três a quatro vezes no mês. A médica disse que pode ser acromegalia, mas não é certo isso ainda. Ele precisa de mais exames para diagnosticar o problema. Também já falaram de um suposto tumor, mas esse tumor ainda não foi encontrado", afirma Thaís.

Baiano, dono da OAS negocia acordo de delação e promete entregar ministro do STJ

Quinta | 20.04.2017 | 08h10


(Foto: Divulgação)

Dono da construtora OAS, o empresário baiano Cesar Mata Pires negocia com a Procuradoria-Geral da República (PGR) um acordo de delação premiada que pode implicar um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de outros magistrados. De acordo com informações do jornal Valor Econômico, a empresa já indicou mais de 20 delatores para o acordo, incluindo o ex-presidente, Léo Pinheiro, o dono do grupo, Cesar Mata Pires, além de dois filhos. Caso as negociações avancem, a Lava Jato pode ter a primeira citação a um ministro do STJ em uma delação.

Brasil crescerá menos que a média da América do Sul em 2017 e 2018, diz FMI

Quarta | 19.04.2017 | 19h09


(Foto: Reprodução)

O Brasil crescerá menos do que a média dos países da América do Sul em 2017 e em 2018, com desempenho apenas melhor do que a Venezuela e o Equador, países que vêm sofrendo fortemente com a queda nos preços do petróleo. O cálculo é do FMI (Fundo Monetário Internacional), que manteve a projeção de expansão de apenas 0,2% para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro neste ano, depois de dois anos seguidos de recessão, e melhorou a expectativa de 2018 para 1,7%, ante 1,5% previstos em janeiro. No período, a América do Sul deve crescer 0,6% e 1,8%, respectivamente, mostrou o FMI nesta terça-feira ao divulgar seu relatório "Perspectiva Econômica Global". Na região, o Brasil só ganha da Venezuela e do Equador, que deverão ver suas economias encolhendo 7,4% e 1,6% neste ano, respectivamente. O melhor desempenho deve vir da Bolívia, com crescimento de 4% em 2017. Quando se olha para a América Latina toda, o crescimento médio calculado pelo FMI deve ser de 1,1% e 2% em 2017 e 2018, com destaque para o México, cujo PIB deve ter expansão de 1,7% e 2%, respectivamente. 

Dietas milagrosas são um risco para a saúde de quem quer perder peso

Quarta | 19.04.2017 | 17h12


(Foto: Reprodução)

Dietas que prometem redução do peso em poucos dias são cada vez mais frequentes e podem ser facilmente encontradas em fóruns e sites na internet. No entanto, é preciso ficar atento quando o assunto é perder  peso. De acordo com especialistas, a alimentação irregular pode causar danos ao corpo. Professora do Departamento de Ciência de Alimentos da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Márcia Regina alerta que, antes de seguir uma “receita milagrosa”, é preciso procurar a orientação médica. “O risco é muito grande, pode haver desequilíbrio da ingestão de nutrientes e acabar sobrecarregando os rins e o fígado”, explica Márcia. “A depender da dieta, tem que ter o bom senso.  É preciso que o profissional conheça a pessoa, saiba como estão os marcadores bioquímicos antes de passar a receita”, continua a professora. Ainda de acordo com a especialista, o ideal para quem está brigando com a balança é fazer um processo de reeducação alimentar. 

Febre amarela: Reações graves à vacina são analisadas por Fiocruz e universidade dos EUA

Quarta | 19.04.2017 | 15h11


(Foto: Reprodução)

Os efeitos adversos graves da vacina contra a febre amarela, embora raros, preocupam as autoridades médicas e de pesquisa dentro e fora do Brasil. Para tentar identificar as causas, pesquisadores da Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e da Universidade Rockefeller, dos Estados Unidos, iniciaram uma parceria para estudar fatores individuais para o problema, que pode ter origem genética. Entre os possíveis efeitos adversos da vacina contra febre amarela, o mais grave é a doença viscerotrópica, que pode causar choque, derrame pleural e abdominal, além de falência múltipla dos órgãos. O pesquisador Reinaldo de Menezes Martins, consultor científico da Bio-Manguinhos, explicou que os efeitos adversos ocorrem em uma a cada 300 mil pessoas vacinadas e a média é de uma morte a cada 10 a 20 casos em que há reação à vacina. 

Pesquisa aponta que diabetes cresceu mais de 60% no Brasil em dez anos

Quarta | 19.04.2017 | 14h11


(Foto: Reprodução)

O número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada nesta segunda-feira (17) pelo Ministério da Saúde, revela ainda que as mulheres registram mais diagnósticos da doença – o grupo passou de 6,3% para 9,9% no período, contra índices de 4,6% e 7,8% registrados entre os homens. De acordo com o estudo, o indicador de diabetes aumenta com a idade e é quase três vezes maior entre os que têm menor escolaridade. Nas pessoas com idade entre 18 e 24 anos, por exemplo, o índice é de 0,9%. Já entre brasileiros de 35 a 44 anos, o índice é de 5,2% e, entre os com idade de 55 a 64 anos, o número chega a 19,6%. O maior registro, entretanto, é na população com 65 anos ou mais, que apresenta índice de 27,2%. Já em relação à escolaridade, os que têm até oito anos de estudo apresentam índice de diagnóstico de diabetes de 16,5%. 

Governo institui Fundo Penitenciário para garantir reformas do sistema prisional

Quarta | 19.04.2017 | 11h09


(Foto: Reprodução)

Com o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa (AL-BA), o governo do Estado regulamentou o Fundo Penitenciário do Estado da Bahia (Funpen) nesta terça-feira (18). O decreto foi assinado pelo governador Rui Costa (PT), na edição de hoje do Diário Oficial. Assim, a gestão estadual fica apta a receber os R$ 44 milhões em recursos federais para a construção de presídios e modernização do sistema penitenciário baiano. A falta de um fundo chegou a atrasar o recebimento deste montante, disponível desde 29 de dezembro do ano passado para os estados brasileiros (saiba mais aqui). Vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o fundo será coordenado por um comitê gestor, composto por três pessoas – o titular da Seap, Nestor Duarte, vai presidir o grupo, completo com um membro da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e outro da Secretaria de Administração (Saeb). 

Mais de 492 mil declarações do IR foram entregues na Bahia até o início da semana

Quarta | 19.04.2017 | 09h07


Site para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IR) (Foto: Reprodução/TV Diário)

Secretaria da Receita Federal na Bahia informou que 492.259 mil declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) foram entregues pelos contribuintes baianos até as 17h da segunda-feira (17). Quem ainda não enviou a declaração tem 10 dias para mandar os dados para a Receita. A expectativa da Receita é de que sejam entregues cerca de 1.150 milhão de declarações em todo o estado até o término do prazo, que é 28 de abril. Segundo a Receita, a multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo correspondente a 20% do imposto devido. Em todo o Brasil, até a segunda-feira, foram recebidas mais de 12 milhões de declarações. A Receita espera receber 28,3 milhões de documentos em todo o país. A entrega da declaração do Imposto de Renda 2017 pode ser feita pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), online (com certificado digital), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço "Fazer Declaração", disponível para tablets e smartphones. Não é mais permitida a entrega do IR via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. A entrega do documento via formulário foi extinta em 2010. As restituições começam a ser pagas em 16 de junho e seguem até dezembro, para os contribuintes cujas declarações não caírem em malha fina.

Ministros da lista de Fachin não sinalizam interesse em sair do governo Temer

Quarta | 19.04.2017 | 07h13


(Foto: Reprodução)

Os ministros do governo Michel Temer citados nas delações da Odebrecht não sinalizaram interesse em deixar seus cargos. Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral), Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia e Comunicações), Bruno Araújo (Cidades), Aloysio Nunes (Relações Exteriores), Marcos Pereira (Indústria e Comércio), Blairo Maggi (Agricultura) e Helder Barbalho (Integração) foram alvos da lista de inquérito do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, por conta das delações. De acordo com o blog do Camarotti, no G1, os ministros não têm interesse em sair do governo e Temer não deverá demitir nenhum auxiliar. A avaliação é que se algum deles for retirado do cargo, o gesto abrirá procedentes para os demais. A situação é encarada como um problema para o governo, que teria que lidar com as trocas de ministros em um momento de trabalho para aprovação de reformas no Congresso. 

Motorista de carreta morre em grave acidente na rodovia BR-116

Terça | 18.04.2017 | 20h03
Autor: BDM


Um trágico acidente ocorreu no final da manhã desta terça-feira (18), na rodovia BR-116, com saldo de uma pessoa morta, entre Cândido Sales e Divisa Alegre (MG). Segundo os primeiros relatos, uma carreta de combustíveis do tipo bitrem teria ficado sem controle da direção, em uma curva aberta, vindo a tombar. Com o impacto, o veículo se “desmanchou”. Ainda não está claro se outro veículo se envolveu no acidente. Pelas imagens é possível ver o tamanho da destruição. O motorista teria morrido na hora, preso às ferragens. Não há relatos de feridos. Equipes da ViaBahia, PRF e SAMU estão no local para prestarem assistência. A pista esta interditada nos dois sentidos, bloqueada pelo veículo totalmente destruído. A ViaBahia jogou areia na pista, pois haveria risco de explosão de material inflamável vazado. A qualquer momento, novas informações.

Chapada: Acidente entre van e caminhão deixa quatro mortos na BR-242

Terça | 18.04.2017 | 19h06


Quatro pessoas morreram em um acidente entre uma van e um caminhão, na manhã desta terça-feira (18), em Seabra, na região da Chapada Diamantina, na Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 6h, o caminhão bateu na lateral da van, na altura do Km 378. Ainda segundo a PRF, os quatro mortos são três mulheres, duas de 54 anos e uma de 21, e um homem, de 29 anos. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê. Outras 11 pessoas que estavam na van tiveram ferimentos leves e foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Seabra. A Polícia Rodoviária Federal informou que a van saiu de Alagoas com destino ao Mato Grosso, e fazia o transporte de passageiros de forma regular. As causas do acidente serão investigadas. Há a suspeita de que o caminhão, que estava carregado com tomates, estava em excesso de velocidade. O motorista do caminhão não teve ferimentos.

Brasil: Idosa é espancada por enfermeiro dentro de UTI de hospital

Terça | 18.04.2017 | 18h09


A idosa de 78 anos foi espancada por enfermeiro dentro de UTI de hospital de São Paulo, na madrugada de domingo (16) (Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma idosa de 78 anos, a Thereza Aparecida, foi agredida dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo por um enfermeiro que trabalhava no local, na madrugada de domingo (16). O funcionário suspeito do crime já foi afastado, segundo informou o hospital. A agressão correu durante o período de recuperação pós cirúrgico da senhora de idade, que, na semana anterior, havia sido submetida à uma cirurgia vascular. De acordo com informações do "G1", o enfermeiro trabalha no hospital há 27 anos e, segundo a direção do hospital, nunca havia ocorrido qualquer reclamação a seu respeito. A senhora foi encontrada pelos filhos com rosto, olho e queixo cobertos de hematomas roxos. "Ele me xingou de tudo quanto foi nome e foi me batendo, e bateu até cansar", disse Thereza Aparecida em um vídeo gravado por um dos filhos.