Bahia Urgente

Bahia Urgente


Bahia: Modelo é preso com 440 comprimidos de ecstasy escondidos em urso de pelúcia

Sexta | 21.08.2015 | 17h00


Modelo foi candidato ao título de Mister Brasil em 2013 (Foto: Reprodução/Mister Brasil Oficial)

Um modelo de 30 anos foi preso no bairro da Pituba, em Salvador, depois de ser flagrado com 440 comprimidos de ecstasy escondidos em um urso de pelúcia. De acordo com a polícia, Igor Gomes Bonfim, que é natural de Sergipe, foi preso por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) na quinta-feira (20).  O modelo, que também é produtor de eventos, foi flagrado em um veículo Corsa Sedan, de cor azul, placa KKX-8353, quando passava pela Avenida Otávio Mangabeira. Ainda de acordo com a polícia, ele estava na companhia de um adolescente de 17 anos, que foi apreendido e encaminhado à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). Segundo o delegado Alexandre Narita, da Coordenação de Narcóticos do Draco, Igor foi autuado por tráfico de drogas e encaminhado ao Sistema Prisional. O material apreendido já seguiu para a perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Igor Gomes Bonfim já foi Mister Sergipe em 2012 e foi candidato ao título de Mister Brasil 2013, representando o estado de Sergipe.

Sensacionalismo é que prejudica o país, diz o ministro Jaques Wagner

Sexta | 21.08.2015 | 16h01


(Foto: Reprodução)

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, defendeu ontem as investigações em curso no âmbito da Operação Lava Jato, mas voltou a ponderar que o clima de “sensacionalismo” criado em torno das eventuais denúncias acaba gerando um clima de desconfiança que é ruim para o país, especialmente para a economia. “A Lava Jato, a investigação, é muito bem vinda. O sensacionalismo em torno dela é ruim porque acaba que você tem respingos na economia que são preocupantes e na política também, mas isso não quer dizer que a gente não queira que as investigações avancem”, disse o ministro. O ministro também saiu em defesa do patrimônio tecnológico acumulado ao longo de décadas por parte das empresas que está nohall dos investigados. Para exemplificar, o ministro citou o caso da empresa americana Enron, que conseguiu superar uma onda de escândalos de corrupção, e atualmente funciona normalmente assegurando aos Estados Unidos a manutenção de todo o conhecimento adquirido.

 

Foragido, médico é preso por homicídio durante palestra sobre impunidade

Sexta | 21.08.2015 | 15h02


(Foto: Reprodução)

Um médico que estava foragido há um ano, após ser condenado por homicídio foi preso na última terça-feira (18) enquanto falava sobre a impunidade de crimes no país. De acordo com o G1, Alfredo Carlos Mattos Júnior, de 47 anos, teria matado a própria mulher em abril de 1999, após descobrir que ela se relacionava com outro homem. Magda Maria Braga estava internada para realizar uma cirurgia, mas o acusado teria entrado em seu quarto, dopado a vítima e aplicado álcool no soro que ela utilizava. Na época, o médico foi condenado há 14 anos de prisão, mas alegava ser inocente e conseguiu aguardar o recurso em liberdade. Em março do ano passado, contudo, a decisão foi mantida e ele teve o mandado de prisão expedido, porém não foi localizado. Nesta terça, ele foi convidado para fazer uma palestra em uma faculdade de Goiás sobre pena de morte. Ironicamente, em seu discurso, ele criticou o sistema judiciário brasileiro por permitir que a maioria dos crimes permanecesse impune. Alfredo foi localizado pela polícia após o filho do médico, que estuda na instituição, compartilhar na internet o panfleto do evento. "Foi feito divulgação na página da faculdade em uma rede social. A polícia de Minas [Gerais] ficou sabendo, viu o material e nos informou. Fomos até o evento e, ao final o prendemos", disse o delegado Danilo Fabiano. Ao ser detido, o médico alegou que a condenação foi injusta.

Nordeste é segunda região na qual mulheres menos fazem mamografia, diz IBGE

Sexta | 21.08.2015 | 14h04


(Foto: Reprodução)

Cerca de 60% das mulheres brasileiras entre 50 e 69 anos de idade fizeram mamografia em 2013. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (21) na pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). O Nordeste é a segunda região onde mulheres menos fizeram o exame (47,9%), atrás da região Norte (38,7%). Segundo a Agência Brasil, os dados são relativos a mamografias feitas até dois anos antes da pesquisa e revelam que a realização do exame – para detectar câncer de mama – foi mais frequente entre mulheres brancas (66,2%) do que pretas (54,2%) e pardas (52,9%) e mais frequente entre aquelas com grau superior completo (80,9%), do que entre mulheres sem instrução ou com ensino fundamental completo (50,9%). Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, o acesso ao exame melhorou muito no país nos últimos anos, mas ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 70% das mulheres nessa faixa etária fazendo mamografia periodicamente. "Além disso, a qualidade do exame é fundamental. Com o Programa Nacional de Mamografia funcionando na maioria das cidades, tenho certeza que nossos índices de mortalidade vão cair nos próximos anos", comentou Freitas Junior, ao destacar a importância do acesso ao tratamento adequado do câncer de mama em todo o território nacional. "Acredito que com tudo isso em um futuro próximo estaremos ao lado de países como Estados Unidos e Inglaterra, mostrando redução da mortalidade por câncer de mama, que ainda é alta no Brasil", completou.

Bandidos explodem agência financeira em Jaguaquara

Sexta | 21.08.2015 | 12h01
Autor: Blog da Resenha Geral


Fotos: Blog Marcos Frahm

Bandidos explodiram, na madrugada de hoje, a sede de uma agência financeira de Jaguaquara, município que fica a cerca de 200 km de Vitória da Conquista. As primeiras informações dão conta de que vários bandidos, fortemente armados, teriam invadido o estabelecimento, que fica localizado numa Praça do Centro da cidade, e detonado dinamites na tentativa de explodir caixas eletrônicos da empresa. Boa parte da agência foi danificada.Um dos caixas foi explodido e os bandidos fugiram em um carro levando uma quantia em dinheiro ainda não divulgada. Guarnições da Polícia Militar e Cipe Sudoeste/Caesg realizam diligências na região desde a madrugada, mas até o momento ninguém foi preso. O Sicoob de Jaguaquara fica a cerca de 50 metros do Banco Bradesco, alvo de outra explosão em abril de 2013. Nesta mesma ocasião, o Banco do Brasil também foi do crime. 

Cunha usou Assembleia de Deus para receber propina, diz PGR

Sexta | 21.08.2015 | 11h02


(Foto: Reprodução)

Parte da propina paga ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha(PMDB-RJ), no esquema de fraudes da Petrobras teria sido feita por meio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Segundo consta na denúncia da Procuradoria-Geral da República, o operador do PMDB no esquema de fraudes na estatal, Fernando Soares – vulgo Fernando Baiano – orientou o lobista Júlio Camargo, que prestava serviços para a Toyo Setal, a efetuar dois depósitos no valor de 250 mil reais para a igreja. Segundo a denúncia, Baiano seria “sócio oculto” de Cunha nas fraudes. Os dois depósitos foram feitos no valor de 125 mil reais em 31 de agosto de 2012 pelas empresas Treviso e Piemonte, pertencentes a Camargo.

Aprovada proposta que proíbe estágio não remunerado

Sexta | 21.08.2015 | 10h00


(Foto: Reprodução)

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quinta-feira (20) projeto para determinar que todos os estagiários recebam bolsa ou outra forma de contraprestação, independentemente do tipo de estágio. O autor do PLS 424/2012, senador Paulo Paim (PT-RS), argumenta que a Lei dos Estágios (11.788/2008) faz uma série de distinções entre os estágios não obrigatórios e os obrigatórios (cuja carga horária é exigida para a conclusão de alguns cursos técnicos ou de graduação, por exemplo). Nestes, é possível não ocorrer qualquer pagamento. Na opinião do senador, essa prática é discriminatória e poderia levar à exploração da mão de obra de estudantes cujos cursos incluem a obrigatoriedade de realização do estágio.

Greve do INSS já dura 45 dias com adesão de 92% dos servidores

Sexta | 21.08.2015 | 09h04


(Foto: Reprodução)

A vida realmente não está fácil para o trabalhador brasileiro que quer finalmente ter seu momento de descanso, após muitos anos de atividade. Na Bahia, ainda menos, afinal, com um movimento de paralisação tão forte – beirando a 92% de adesão da categoria –, a greve dos servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que ocorre em quase todo pais, está completando um mês e meio, e não há sinais significativos de que um acordo entre a categoria e o governo federal seja finalmente selado. O movimento tem se intensificando tanto que até mesmo servidores que ocupam cargos de chefia estão entregando suas funções para aderir ao movimento. Nos últimos dias, representantes da categoria se reuniram com o secretário do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para manifestar as reivindicações. De acordo com o coordenador do movimento grevista na Bahia, Ricardo Sampaio, o secretário ouviu e ficou de enviar uma carta uma carta com novas propostas do governo que seriam avaliadas pelos servidores. O prazo pedido pelo ministério para o envio é até essa sexta-feira (21). As perícias – procedimento comum a todos que solicitam os auxílios financeiros da Previdência Social – acabam sendo o serviço mais prejudicado. Segundo Sampaio, praticamente nenhuma perícia foi realizada nos últimos 45 dias. Os serviços oferecidos variam de agência, a exemplo da unidade Mercês, que estava realizando apenas perícias médicas já agendadas, e atendimentos relativos a aposentadoria e pensão. 

UESB: Divulgado o resultado da isenção do Vestibular 2016

Sexta | 21.08.2015 | 08h02


(Foto: Divulgação)

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) divulgou a lista de candidatos contemplados com a isenção do próximo processo seletivo da Universidade. Os nomes podem ser conferidos em duas listas: a dealunos de escolas públicas e a deservidores efetivos, temporários e seus dependentes. Todos os aprovados devem entregar a documentação exigida na Copeve do campus em que se inscreveu, no período de 21 a 31 de agosto. Para os aprovados na lista de alunos, os documentos necessários são: carteira de identidade civil atualizada (fotocópia frente e verso); históricos escolares do Ensino Fundamental e Médio ou equivalente (fotocópia) impressos em papel timbrado, devidamente assinado e carimbado pelos diretores dos estabelecimentos ou pelos seus substitutos legais

Aplicativo lançado esta semana permite buscar e indicar médicos

Sexta | 21.08.2015 | 07h03


(Foto: Divulgação)

Um novo aplicativo lançado esta semana promete ser um bom aliado da população na busca qualificada por indicações de médicos. Criado para as plataformas iOS e Android, o HealthMeApp tem sua base de dados alimentada por experiência dos próprios usuários, criando uma rede colaborativa de informações. A decisão dos brasileiros Carla e Guilherme Magalhães de criar a ferramenta veio, segundo eles, de uma “necessidade real”. “Da mesma forma como hoje pedimos indicações deHOTÉIS, restaurantes e compras diversas, sempre que precisamos ir ao médico, uma indicação de alguém conhecido vale muito.  Foi assim que surgiu o conceito do aplicativo”, conta Guilherme.

Risco de enfarte aumenta em 33% em pessoas que trabalham mais de 55 horas semanais

Quinta | 20.08.2015 | 19h00


Foto: Getty Images

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (20) mostrou que trabalhar 55 horas ou mais por semana aumenta em 33% o risco de enfarte, quando se compara com uma jornada de 35 a 40 horas semanais. Durante 7,2 anos, os pesquisadores acompanharam 528.908 homens e mulheres. De acordo com os resultados, em comparação com pessoas que têm uma semana regular, aqueles que trabalham entre 41 e 48 horas tinham um risco acrescido de 10%, enquanto os que trabalham entre 49 horas e 54 horas enfrentam risco extra de 27%, mesmo quando se retirava o consumo de cigarro e álcool e a atividade física. No caso de a pessoa trabalhar 55 horas ou mais por semana, o risco de enfarte aumenta 33%, indica o estudo publicado na revista The Lancet. "Os profissionais de saúde deveriam estar conscientes de que trabalhar longas horas está associado a um significativo aumento do risco de enfarte e, possivelmente, de doenças cardíacas", afirma a pesquisa.

Centrais sindicais fazem caminhada a favor de Dilma Rousseff em Salvador

Quinta | 20.08.2015 | 16h36


(Foto: Reprodução)

Cerca de 100 manifestantes ligados a centrais sindicais realizaram na manhã desta quinta-feira (20) uma caminhada em Salvador contra o que chamaram de "golpe" para retirar a presidente Dilma Rousseff do poder.  O protesto, programado para as 9h, teve início por volta das 10h30, de acordo com informações da Transalvador. O grupo se reuniu em frente aoSHOPPING da Bahia e caminhou pacificamente em direção à sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), no bairro do Stiep. Eles seguiram pela Avenida Tancredo Neves e, por isso, o trânsito ficou bastante congestionado no local.

STF recebe denúncia contra Cunha e Collor

Quinta | 20.08.2015 | 15h54


(Foto: Reprodução)

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, às 13h desta quinta-feira (20), as denúncias contra o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL). De acordo com a Jovem Pan, o STF precisa aceitar as denúncias para que os dois políticos tornem-se réus na Justiça, no caso da Lava Jato. Em delação premiada, o lobista, empresário e representante da Toyo Setal, Julio Camargo, disse que Cunha recebeu US$ 5 milhões de dólares para facilitar a contratação de navios-plataforma da Petrobras pela sul-coreana Samsung Heavy Industries. Collor, por sua vez, teria recebido R$ 26 milhões em propinas entre 2010 e 2014, para favorecer contratos com a BR Distribuidora.

Rede Record: Vitória da Conquista é cenário durante o Estou de Volta, no programa do Gugu

Quinta | 20.08.2015 | 15h07


(Foto: Reprodução)

A praça Tancredo Neves, cartão postal de Vitória da Conquista, foi destaque nacional na noite desta quarta-feira (19) através da Rede Record. No quadro “Estou de Volta”, uma família de Macaúbas se reencontrou após duas décadas de distancia entre o Sertão Baiano e São Paulo.Durante a reportagem de quase meia hora, Gugu Liberado e sua equipe interagiram com os participantes. Brindes para a nova fase dos baianos foram distribuídos sob muita emoção.

Campanha de acesso à saúde para população de rua é lançada pelo governo

Quinta | 20.08.2015 | 14h04


Foto: Karina Zambrana

O governo iniciou nesta quarta-feira (19) uma campanha com o objetivo de mobilizar trabalhadores da saúde, gestores e representantes da comunidade sobre o direito de assistência à saúde da população em situação de rua. Durante o lançamento, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que só será possível universalizar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) se o problema do preconceito no atendimento da população de rua ganhar visibilidade. A data de lançamento da campanha lembra o Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto. "A campanha é um reconhecimento de que ainda temos situações de exclusão, de negativa de atendimento, que devem ser enfrentadas", disse Chioro. Com o título "Políticas de Equidade para Tratar Bem de Todos. Saúde da População em Situação de Rua", a campanha tem caráter informativo, com distribuição de cartazes nas unidades de saúde e nos serviços de assistência social e direitos humanos, segundo a Agência Brasil. Para Chioro, é preciso acabar com o preconceito contra essa população e fazer chegar a informação de que não é necessário ter documento ou comprovante de residência para as pessoas serem atendidas na rede pública de saúde. O objetivo é valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as pessoas em situação de rua, independentemente das condições de higiene, do uso de álcool e outras drogas ou de falta de comunicação, têm o direito de serem atendidas pelo SUS. Dados de 2010 indicam que há cerca de 50 mil adultos em população de rua no país e 24 mil crianças e adolescentes. (Bahia Notícias)