Bahia Urgente

Bahia Urgente


Novas regras para reduzir cesáreas nos planos de saúde entram em vigor

Segunda | 06.07.2015 | 09h15


(Foto: Ilustração)

Começam a valer a partir desta segunda-feira (6) as novas regras para a realização de partos na rede particular de saúde, fruto de uma resolução do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que visa pressionar as operadoras a fiscalizarem mais hospitais e médicos para diminuir a quantidade de partos cesáreos feitos por planos de saúde no Brasil. O governo busca estimular o parto normal e reduzir as cesarianas, quando possível, pois o índice de nascimentos por meio cirúrgico chega a 84,6% do total realizado via planos de saúde. O índice é extremamente alto se comparado ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 15%.  Entre as novas regras, fica estabelecido que os planos de saúde devem informar às pacientes, em até 15 dias, a quantidade de cesarianas realizadas por médico, operadora e hospital, quando solicitados.Segundo o governo, com essas informações em mãos, a mulher terá a oportunidade de analisar melhor e com calma o histórico do médico e do local em que o parto será realizado e pode ajudá-la a optar, inicialmente, pelo método normal. A multa para as operadoras que não prestarem as informações quando solicitadas pela gestante será de R$ 25 mil.

Prefeitos querem solução para os assaltos a bancos e caixas eletrônicos

Segunda | 06.07.2015 | 08h45


(Foto: Reprodução)

Um encontro entre o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, e presidentes de consórcios de municípios que integram a União dos Municípios da Bahia (UPB) foi o palco de debates sobre o combate à criminalidade no interior baiano, em especial os ataques e explosões de caixas eletrônicos. A prefeita de Cardeal da Silva e presidente da UPB, Maria Quitéria, disse ter saído do encontro otimista. “A gente tem uma preocupação muito grande porque a população das nossas cidades fica com a sensação de insegurança diante dos ataques e os bancos começam a ter restrições no funcionamento, fazendo com que muitas pessoas tenham que se deslocar para outras cidades para resolverem suas coisas”, contextualizou a dirigente. “Tivemos a oportunidade de solicitar ao secretário a manutenção das estruturas das delegacias no interior e também das companhias da Polícia Militar. Cobramos também uma efetividade maior nas rondas escolares e cursos de capacitação e aperfeiçoamento das guardas municipais, enfim, chamamos para uma parceria. O secretário mostrou suas metas e planejamentos e ficamos satisfeitos no sentido de estarmos buscando o melhor para a população”, descreveu a prefeita em entrevista à Tribuna.

Cidades baianas irão receber obras de pavimentação e saneamento; Brumado não está na lista

Segunda | 06.07.2015 | 08h14


(Foto: Reprodução)

Em Salvador nesta segunda-feira (6), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, assinará autorização para obras de saneamento e pavimentação em dez municípios da Bahia, incluindo Salvador. A solenidade ocorre no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 15h. Estarão presentes o governador Rui Costa e os prefeitos das cidades que receberão os investimentos, que totalizam R$ 525 milhões. As intervenções, que serão realizadas em parceria com os Municípios e o Estado, devem beneficiar 490 mil pessoas. As cidades de Camaçari, Dias D’Ávila, Irecê, Teixeira de Freitas e Salvador recebem obras de saneamento. Já Remanso, Riacho de Santana, Santo Amaro, Capim Grosso e Bom Jesus da Lapa serão contempladas por serviços de pavimentação.

Um terço da população mundial não tem acesso a água tratada, diz ONU

Domingo | 05.07.2015 | 15h07


Garoto se banha nas águas do rio Solimões, em Careiro da Varzea, no Amazonas (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)

Uma em cada três pessoas no mundo – cerca de 2,4 bilhões de indivíduos – ainda não têm acesso a serviços de saneamento básico e água potável, concluiu um levantamento global da Unicef e da World Health Organization (OMS) divulgado na última semana. No Brasil, as condições evoluíram bastante nos últimos 25 anos. "O que os dados mostram é a necessidade de focar nas desigualdades como único caminho para alcançar um progresso sustentável", diz no relatório Sanjay Wijesekera, chefe da divisão de água e saneamento da Unicef. O estudo destacou que a falta de progresso nos serviços de saneamento básico ameaça minar os avanços obtidos com o maior acesso a água potável no mundo, especialmente nas áreas de saúde pública e sobrevivência infantil.  O acesso à água potável no planeta avançou em vários países nas últimas décadas, segundo o estudo. Cerca de 2,6 milhões de pessoas passaram a ter acesso ao recurso desde 1990, e 91% da população mundial já viu melhorias na qualidade de água que consomem para beber – e esse número continua crescendo. "O modelo global até agora é de que os mais ricos avançam primeiro, e apenas quando eles têm acesso os mais pobres começam a evoluir. Se nós conseguirmos alcançar acesso universal à água tratada até 2030, precisamos nos assegurar de que os pobres comecem a progredir imediatamente", diz Wijesekera.

Tombo, pedradas e aventura: brasileiro é primeiro a cruzar a África de bike

Domingo | 05.07.2015 | 14h04


(Foto: Reprodução)

Já imaginou cruzar 12 mil km de bike pelo interior da África? Alexandre Costa Nascimento encarou o desafio e suou frio ao cruzar a fronteira entre o Egito e o Sudão, onde precisou esconder que era jornalista, devido a questões políticas. Ele acampou em endereços isolados, no habitat natural de animais selvagens como leões e elefantes, e foi vítima de crises fortes de diarreia após ingerir alimentos não recomendados para estômagos sensíveis, na Etiópia e em Botsuana. Também foi recebido com pedradas, cuspidas e fezes de animais, em vilarejos onde estrangeiros ainda são figuras raras. Ainda assim, Alexandre conheceu boa parte do continente naquela que é considerada a mais longa prova do mundo do ciclismo: o Tour d'Afrique. Jornalista, ciclista e amante da África ("não necessariamente nessa mesma ordem", como ele mesmo define), o jornalista acaba de lançar o livro "Mais que um leão por dia" (editora Nossa Cultura), em que narra a jornada entre o Egito e a África do Sul sobre uma bicicleta. 

Literatura brasileira contemporânea: Antônio Torres se destaca com a obra Essa Terra

Domingo | 05.07.2015 | 10h02
Autor: Por Wilma Santana


(Foto: Reprodução)

Antônio Torres nasceu em 1940, no Junco, povoado situado no interior do sertão baiano que atualmente é denominado de Sátiro Dias. O escritor mudou-se para a cidade grande, assim como muitos de sua época. Primeiramente foi para Alagoinhas, objetivando a conclusão do Ensino Fundamental. Em seguida, desloucou-se para Salvador, onde desempenhou a função de repórter do Jornal da Bahia. Foi para São Paulo, aos 20 anos de idade, recebendo a missão de trabalhar no diárioÚltima Hora, passando a adotar o ramo da publicidade. Durante três anos residiu emPortugal e atualmente mora no Rio de Janeiro. Apesar dos deslocamentos vividos por Torres, nota-se a presença de uma raiz fortemente fixa à sua terra.

Antônio Torres: Representante do sertão nordestino

Com uma ampla produção literária, Antônio Torres é considerado um importante representante do sertão nordestino. Escritor brasileiro contemporâneo e preocupado em falar sobre sua terra. Diversas obras de sua autoria, como contos e romances são norteados através de uma temática que transita entre o regional e a narrativa histórica. Contudo, foi Essa terra (1976) que possibilitou o reconhecimento de Torres como um grande representante da literatura brasileira contemporânea.

Bibliografia de Antônio Torres

Antônio Torres apresenta uma bibliografia vasta: Um cão uivando para a lua (1972);Os homens dos pés redondos (1973); Essa terra (1976); Carta ao bispo (1979);Adeus, Velho (1981); Balada da infância perdida (1986); Um táxi para Viena d'Áustria (1991); O centro de nossas desatenções (1996); O cachorro e o lobo(1997); O circo no Brasil (1998); Meninos, eu conto (1999); Meu querido canibal(2000). Muitas dessas obras foram reconhecidas internacionalmente, sendo traduzidas e publicadas em países como França, Cuba, Argentina, Alemanha, Holanda, Itália, Estados Unidos, Israel e Inglaterra.

Por apresentar um grande reconhecimento em suas obras, Antônio Torres ganhou diversos prêmios como o título de "Chevalier des Arts et des Lettres", concedido pelo governo francês, em 1998, por conta dos seus romances publicados na França; em 2000 recebeu o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua produção literária. Ganhou em 2001, o Prêmio Zaffari & Bourbon, na 9ª Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo, com o romance Meu querido canibal. Recebeu recentemente o Prêmio Jeca Tatu, no 1º Encontro ALAP de Redação Publicitária, em Paraty.

 

Facebook atualiza logo após 10 anos; mudanças são sutis

Sábado | 04.07.2015 | 15h09


O Facebook mudou a sua logo pela primeira vez desde 2005. Nesta terça-feira (30), a rede social atualizou a marca nominativa da empresa, que é a versão de texto do logotipo usado para identificar sua marca. Agora, no nome “Facebook”, as letras estão mais finas e espaçadas, e o "a" está arredondado. Entretanto, o "f" praticamente não sofreu alterações. Ele cresceu um pouco, mas manteve o mesmo contorno. Em entrevista ao site Brand New, o diretor criativo do Facebook, Josh Higgins, afirmou que a empresa queria "modernizar seu logo para ele seja mais amigável e acessível". Por conta disto, preferiu fazer uma leve atualização ao invés de um desenho completamente novo. A diferença na marca será percebida apenas quando o nome completo é utilizado. (iBahia)

 

Fósseis de dinossauros achados em Uberaba são apresentados

Sábado | 04.07.2015 | 08h01


(Foto: Reprodução)

Novos fósseis de dinossauros achados em Uberaba (MG) foram apresentados à imprensa na última quinta-feira (2) no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), que pertence à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Dentre as amostras estão costelas, vértebras, tíbias e fósseis da cintura escapular de dinossauros, todas ainda inseridas nas rochas originais localizadas no município. As primeiras descobertas ocorreram em dezembro de 2014, durante escavações para a construção de um novo conjunto de edifício no Bairro São Bento. Um dos fósseis encontrados media mais de 50 centímetros e se tratava de um fragmento de fêmur atribuído a um Titanosauria, espécie de dinossauro herbívoro. Diante da possibilidade de novas descobertas no local, o CCCP mobilizou uma equipe de técnicos para iniciar um programa de monitoramento, com o objetivo de resguardar a integridade do patrimônio paleontológico do local. A iniciativa teve o apoio da empresa responsável pelas obras. De acordo com o geólogo do CCCP/UFTM, Luiz Carlos Ribeiro, na primeira quinzena de abril novas descobertas começaram a aparecer. No entanto, em razão das chuvas, os trabalhos tiveram de ser paralisados e só foram retomadas no dia 22 de junho.

Homem com pernas mecânicas é preso suspeito de roubar lojas em Vitória da Conquista

Sexta | 03.07.2015 | 15h07
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


(Foto: Reprodução)

Um homem com pernas mecânicas suspeito de roubar lojas da cidade foi preso em Vitória da Conquista. Segundo a polícia, o suspeito, de 41 anos, que usa muletas, foi flagrado em um ônibus quando tentava fugir para a cidade de João Pessoa, na Paraíba. A prisão ocorreu na quarta-feira (1º) Na mochila dele foi encontrada uma máquina que tinha sido roubada de uma oficina na terça-feira (30). Imagens do circuito de segurança do local mostram o momento em que ele rouba o objeto. Segundo o dono da oficina, o homem entrou na loja pedindo para usar o banheiro e aproveitou a distração dos funcionários para pegar a máquina. Mesmo com o flagrante das câmeras, o suspeito negou o crime. Ele já tem passagem na polícia por furto nos estados Pará, Goiás e Brasília. Ainda de acordo com a polícia, ele deve responder por furto qualificado. * Aa informações são do G1 BA

'O PMDB é hoje o principal adversário do governo', diz o deputado federal Jorge Solla

Sexta | 03.07.2015 | 14h09


(Foto: Reprodução)

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) aconselhou a presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (30) a romper a aliança com o PMDB. Em discurso no plenário da Câmara, ele lamentou que na votação da redução da maioridade penal os líderes do PMDB “mais uma vez tenham agido na contramão” das articulações realizadas por membros do governo. “Estava em curso uma negociação com o PSDB para uma proposta alternativa à redução da maioridade penal, que poderia ter dado bons frutos, mas o presidente (da Câmara) Eduardo Cunha (PMDB) entrou em cena, ameaçou o PSDB e trouxe os tucanos na gaiola para uma posição mais retrógrada, mais prejudicial à sociedade. Até o PDT, que em seu programa de televisão defendia a manutenção da maioridade aos 18 anos, depois da pressão do PMDB mudou de postura”, disse Solla.

Conquista: Padre fica ferido ao bater carro em caminhão no Distrito Industrial dos Imborés

Sexta | 03.07.2015 | 11h06


Foto: Blitz Conquista

Um padre de 51 anos ficou ferido após o carro que ele conduzia bater em um caminhão no Km-817, da BR-116, no Distrito Industrial dos Imborés, em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, na noite de quarta-feira (1º). As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Após o acidente, Gildeir da Silva Santos foi conduzido por uma equipe da ViaBahia para o Hospital Samur, em Vitória da Conquista. Segundo a unidade hospitalar, o estado de saúde do padre é estável, com "momentos de desorientação". Ele continua internado na manhã desta quinta-feira e aguarda uma avaliação com neurologista. Ainda segundo o hospital, possivelmente Gildeir da Silva será conduzido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ainda nesta quinta. A polícia não soube informar as circunstâncias do acidente. (G1 BA)

Conquista: Justiça condena oito empresas por consórcio irregular

Sexta | 03.07.2015 | 10h23


A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista/BA, a Justiça Federal condenou, em 6 de maio, oito empresas de motocicletas que promoviam na região consórcios por morte súbita, modalidade irregular que não possui autorização do Banco Central do Brasil (Bacen). As empresas condenadas denominavam os seus contratos de compra e venda futura, entretanto, era realizado o que é conhecido como consócio morte súbita, compra premiada ou venda premiada. O esquema ocorria da seguinte forma: as empresas formavam grupos de 49 ou mais pessoas que, interessadas em adquirir uma motocicleta, inscreviam-se, pagavam mensalidade, assinavam um contrato de adesão e concorriam ao bem. A cada mês ocorria um sorteio, que seguia a loteria federal, sendo que o contemplado não precisava mais pagar as parcelas restantes. O saldo residual era repassado aos demais consumidores, que, contemplados tardiamente, pagavam o preço de duas ou três motocicletas. A sentença confirmou a decisão liminar proferida no ano de 2012 – que determinou a cessação imediata da formação de grupos, promoção de consórcios e realização de publicidade, sob pena de multa de mil reais, e reconheceu a nulidade de todos os contratos comercializados pelas empresas Jair Lagoa Motocicletas, Legal Motos Ideal, D+ Motos, CVC Comércio de Veículos Conquista, Fábia Motos, DN Motos Conquista, Brasil Car e Aliança Portugal Motos.

TVE Bahia é a primeira emissora brasileira autorizada pelo Ministério da Comunicação a praticar a multiprogramação

Sexta | 03.07.2015 | 09h37
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Destaque no campo público televisivo do Brasil, a TVE Bahia é a primeira emissora brasileira autorizada pelo Ministério da Comunicação a praticar a multiprogramação. Serão quatro sub canais, captados na mesma transmissão: 2.2 - 2.3 - 2.4 -2.5, formando a faixa do Canal da Cidadania. Dois destes canais serão totalmente dedicados à comunidade - um deles - o 2.3, já foi autorizado pelo Minicom, para a ONG Filhos do Mundo. O canal 2.2 será gerido pelo Governo do Estado e já está no ar em testes, exibindo experimentalmente o conteúdo integral da TV Escola do MEC. A TVE Bahia integra a Rede Pública Federal de Televisão (EBC/TVBrasil), e se dedica a exibir conteúdos educativos, de arte e cultura. Em breve, com o advento dos novos canais, o telespectador baiano terá em sua tela de TV mais conteúdo baiano e nacional, de interesse público com ênfase em educação, debate e reflexão. *As informações do IRDEB

Conquista: Homem e mulher morrem após colisão entre ônibus da Novo Horizonte e motocicleta

Sexta | 03.07.2015 | 08h53


Homem e mulher morrem após colisão entre ônibus e motocicleta (Foto: Anderson Oliveira/Blog do Anderson)

Um homem e uma mulher morreram após colisão entre um ônibus e a moto em que eles estavam, na tarde desta quinta-feira (2), na BR-116, perímetro urbano da cidade de Vitória da Conquista, localizada no sudoeste baiano. O acidente ocorreu por volta das 17h30, próximo à estação rodoviária da cidade. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que enviou uma equipe ao local para fazer o registro do caso. A identidade das vítimas e as circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas. Fonte: G1 BA

Governo adia metade dos pagamentos do abono salarial para o ano que vem

Sexta | 03.07.2015 | 08h16


(Foto: Ilustração)

Cerca de metade dos trabalhadores com direito ao abono salarial de 2015 só receberão o benefício no próximo ano. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou a extensão do calendário de pagamento. A mudança fará o governo economizar R$ 9 bilhões neste ano. De acordo com a Agência Brasil, em vez do cronograma tradicional de pagamento, de julho a outubro, o abono será pago em 12 meses, de julho deste ano até junho de 2016. Do total de R$ 19,1 bilhões previstos, R$ 10,1 bilhões serão desembolsados neste ano. A medida foi aprovada pelo conselho, que reúne representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores, em reunião na manhã desta quinta-feira (2). Neste ano, o governo tinha tentado restringir a concessão do abono salarial, destinado ao trabalhador com carteira assinada, que ganha até dois salários mínimos e que trabalhou pelo menos 30 dias. O Congresso chegou a aprovar a Medida Provisória 665, que previa a concessão do benefício a quem tinha trabalhado pelo menos 90 dias, mas a presidenta Dilma Rousseff vetou o dispositivo, após acordo com os senadores. Parte dos parlamentares alegava que a restrição era inconstitucional. A extensão do calendário de pagamentos ajudará o governo a reduzir os gastos para cumprir a meta de superávit primário – economia para o pagamento dos juros da dívida pública – de R$ 66,3 bilhões em 2015 (1,1% do Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país). Originalmente, o governo pretendia economizar R$ 16 bilhões com as novas regras do seguro-desemprego e do abono salarial. Com as mudanças no Congresso, a economia havia caído para R$ 5 bilhões. Por enquanto, a ampliação do prazo de pagamento só vale para os benefícios de 2015. O calendário de pagamento do abono salarial de 2016 só será discutido pelo Codefat na reunião do próximo ano.