Bahia Urgente

Bahia Urgente


Estica, puxa, prende e solta

Quarta | 03.06.2015 | 09h02
Autor: Por Dr. Cleio Diniz


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Não se trata da música, mas do que tem acontecido com o resultado do sistema de segurança pública atualmente posto em prática. Em nosso artigo anterior questionamos o que fazer perante a situação vivenciada pelo cidadão que encontra-se a mercê da banalização da criminalidade que, a largos passos vem desenfreadamente se apoderando da tranquilidade dos cidadãos de bem. Como tantos outros, um fato, que não pode ser considerado atípico aconteceu na feira livre de nossa cidade onde um meliante se sentiu no direito de efetuar vários disparos e, após a chegada da polícia protagonizou uma cena de filme, fugindo de moto por entre os apertados corredores das barracas. Uma atitude que demonstra a visão do criminoso em relação a competência do sistema em coibir sua ânsia desvairada. Segundo apurado este mesmo cidadão foi anteriormente detido por tentativa de assalto a Cesta do Povo. Ora foi autuado e posto a solta para se sentir seguro de continuar a cometer seus delitos, e promovendo uma escalada na gravidade e violência destes. Quando digo que o fato não é atípico, me refiro a audácia da criminalidade, a impetuosidade do bandido que não se sente receoso em praticar seus atos de violência e afronta a autoridade do Estado. Casos como este, onde o criminoso que é colocado a solta torna  a praticar crimes com acréscimo de violência se tornaram rotina, Tenho a exemplo o caso em que, a mais de dois anos venho sofrendo incursões promovidas por criminosos conhecidos, onde o que causa espanto é que em todos eles os bandidos foram presos e identificados, inclusive portando drogas, mas em nenhum dos casos ninguém ficou detido, sendo que no último o bandido se sentiu seguro para promover ameaças dentro da própria delegacia (o que é crime). O certo é que estamos escancaradamente presenciando um fato assustador onde a criminalidade passou a cometer seus atos em locais públicos e com grande fluxo, a plena luz do dia, sem se preocupar em esconder o rosto, sem se preocupar onde esta, chegando a cometer crimes na presença da própria autoridade policial. A que ponto chegamos!

Clima adverso prejudicou lavouras de soja, milho e algodão da Bahia

Quarta | 03.06.2015 | 08h29


O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato, avaliou que o ano-safra 2014/15 foi um ano de irregular para bom para o setor produtivo do oeste da Bahia, por causa de problemas de estiagem em lavouras de soja e de milho e do excesso de chuvas nas plantações de algodão.Busato compareceu à 11ª edição da feira agrícola Bahia Farm Show, que começou nesta terça-feira (2) em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do Estado. Segundo ele, a falta de chuvas e as altas temperaturas em janeiro prejudicaram as lavouras de verão da região. Para o milho, a estiagem causou perdas ainda maiores, em torno de 30%. "Infelizmente o produtor de milho vai amargar um prejuízo", destacou Busato. No caso do algodão, a expectativa da Aiba era superar a média histórica de produtividade da região, mas o clima prejudicou as plantações no mês passado. "Infelizmente em abril houve excesso de chuvas, o que também não é normal. Choveu mais de 300 mm, quando normalmente chove 150 mm", explicou Busato. "Houve um apodrecimento das maçãs de algodão e uma perda, o que nos leva de volta à produtividade média, na faixa de 270 arrobas por hectare", concluiu.

IBGE: Um em cada cinco brasileiros não usa cinto no banco da frente

Quarta | 03.06.2015 | 06h51


(foto: Reprodução/TV Globo)

A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta terça-feira (2), mostra que mais de 20% dos brasileiros não usam o cinto de segurança quando estão no banco da frente de carros, vans e táxis. Ainda segundo a consulta, 79,4% da população afirmam sempre usar o equipamento no banco da frente dos veículos. A região Sudeste registrou o maior percentual de pessoas que afirmam usar o equipamento de segurança: 86,5%; seguida pela Região Sul, com 86,2%. Na região Nordeste, o índice cai para 66%. O grupo mais jovem da pesquisa, de 18 a 29 anos, é o que menos usa cinto no banco de trás, com 40,3%. Na faixa etária de 30 a 39 anos, o índice sobe para 49,8%; entre 40 e 59 anos, alcança a 54,3%. Maiores de 60 anos lideram o uso de cinto no banco de trás, com 57,8%. Segundo a pesquisa, 54,9% da população que se declara branca usa o cinto de segurança no banco de trás, taxa quase 10 pontos percentuais a mais que os pretos (45,8%) e pardos (45,9%). A escolaridade também influenciou no resultado: entre pessoas com ensino superior completo, o percentual alcançou 55,6%, enquanto, para quem tinha até o ensino médio completo, as respostas afirmativas chegaram a 47,7%.

Situação do Rio São Francisco é desesperadora, alerta senadora Lídice da Mata

Terça | 02.06.2015 | 20h01


Senadora Lídice da Mata |FOTO: Divulgação |

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) fez, nesta segunda-feira (1º), um alerta para a situação que passa o Rio São Francisco com as obras de transposição, iniciadas há sete anos e com atraso de pelo menos outros quatro. Nesta quarta-feira (3), serão realizados atos em favor do Rio em todo o Nordeste pela passagem do Dia Nacional em Defesa do São Francisco. Ao citar reportagem feita pelo jornal O Estado de Minas, Lídice comparou o Velho Chico a um paciente agonizante em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com problemas como poluição e assoreamento, o rio agoniza em praticamente todos os estados por onde passa. Recentemente, uma mancha escura surgiu em trechos da Bahia e Sergipe, comprometendo o abastecimento em algumas regiões. Para a senadora, o Governo Federal tem que – mesmo com ajuste fiscal – viabilizar recursos para a recuperação do Velho Chico. “É preciso entender que o São Francisco é prioridade. Não da para empurra esse problema com a barriga. A situação é desesperadora”, disse Lídice da Mata. Segundo trecho da reportagem do jornal O Estado de Minas, “o São Francisco definha a uma velocidade que surpreende os mais pessimistas e a transposição, apresentada como panaceia para matar a sede no Nordeste, não apenas avança a passos trôpegos, como zomba de sertanejos, ao lhes negar acesso até à pouca água que tinham antes do início da obra”. Os repórteres do periódico percorreram 3.500 quilômetros entre Minas, Bahia e Pernambuco, para uma série de reportagens que será veiculada ao longo dessa semana. 

Governo libera R$ 24,6 milhões para custeio do Samu na Bahia e em 15 estados

Terça | 02.06.2015 | 19h03


Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde liberou nesta segunda-feira (1º) R$ 24,6 milhões do Fundo Nacional de Saúde para custeio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Os recursos serão recebidos por estados e municípios em parcela única. Os valores são uma complementação dos recursos financeiros estabelecidos em portarias já publicadas sem observar a data do efetivo funcionamento do Samu 192. Serão beneficiados municípios dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraná, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Amazonas, da Paraíba e Bahia. A portaria com a lista de municípios foi publicada no Diário Oficial de União.

Novo comprovante do CPF diminui risco de fraudes

Terça | 02.06.2015 | 18h00


(Foto: Ilustração)

A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira, 1º, o novo Comprovante de Situação do Contribuinte no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). De acordo com o Fisco, o documento é importante porque garante a regularidade do contribuinte no cadastro com maior segurança. Além disso, há maior transparência sobre a real situação cadastral, diminuindo os riscos de fraudes. Agora, para fazer a consulta, o contribuinte deverá informar o número de inscrição no CPF e a data de nascimento. Após inserir os dados, serão emitidas as informações sobre o contribuinte. Além da situação cadastral, o documento apresenta a data de nascimento e a data da inscrição no CPF. Os contribuintes poderão utilizar ainda o aplicativo Pessoa Física disponível para dispositivos móveis. A autenticidade do comprovante pode ser confirmada por meio do serviço Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição ou de Situação Cadastral, disponível no site da Receita. O CPF é um banco de dados administrado pela Receita, que armazena informações dos contribuintes. Sem o registro, é impossível abrir conta em banco, retirar passaporte e fazer compras a crédito em lojas e no comércio em geral.

Blatter decide deixar presidência da Fifa e convoca novas eleições

Terça | 02.06.2015 | 17h13


Pela porta dos fundos: Joseph Blatter decide entregar cargo de presidência (Foto: VALERIANO DI DOMENICO / AFP)

É o fim de uma era. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, surpreendeu o mundo do futebol ao entregar seu cargo nesta terça-feira. Ele convocou novas eleições ao comando da entidade - que preside desde 1998 - e informou que não concorrerá neste novo pleito. Até lá, porém, seguirá no cargo, para o qual foi reeleito na semana passada - superou Ali Bin Al-Hussein, príncipe da Jordânia, por 133 votos a 73. - Tenho o mandato, mas não sinto que esse mandato seja de todo o mundo do futebol, de torcedores, jogadores, clubes, das pessoas que vivem, respiram, amam futebol tanto quanto nós na Fifa. Por isso, decidi entregar meu cargo a um congresso de um comitê extraordinário. Continuarei exercendo minhas funções como presidente da Fifa até lá - disse Blatter em pronunciamento nesta terça-feira em Zurique, na Suíça (clique aqui e confira o comunicado dele em inglês). As novas eleições serão entre dezembro deste ano e março de 2016, de acordo com Domenico Scala, do Comitê de Auditoria da Fifa. Ele é o homem que coordenará o processo da nova eleição - terá, portanto, muito poder. O próximo congresso ordinário da entidade estava previsto para maio do ano que vem, no México, mas o presidente achou melhor não esperar até lá. 

Observação de aves na Chapada Diamantina contribui para a preservação ambiental

Terça | 02.06.2015 | 16h40
Autor: Guia Chapada Diamantina


(Foto: Reprodução)

Para alguns, é apenas um hobby ligado à natureza; para outros, tem se tornado profissão. Observar aves é uma rotina que vem ganhando adeptos no Brasil, país reconhecido pela variedade desses belos animais. Segundo Deodato Souza, coordenador do Clube de Observadores de Aves da Bahia (COA/BA), há mais de 1.900 espécies em nosso país, o que faz com que ele esteja entre as três melhores nações do mundo, ao lado da Colômbia e do Peru, para a prática dessa atividade. Formado em direito e psicologia, Deodato tem interesse em diversas áreas, com uma paixão especial na observação de aves, o que já lhe rendeu até a produção de livros. Segundo ele, existem clubes de observadores em todo o Brasil e agora cresce, também, o número de pessoas que se dedicam à fotografia desses animais. “Nosso clube completa 30 anos agora em junho e temos percorrido a Bahia extensamente. Somos o grupo, no ramo, mais antigo a permanecer em atividade contínua. Ele surgiu numa época em que os idealizadores do primeiro clube brasileiro, que foi o de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, davam cursos pelo Brasil”, explica.

Deputados querem explicações para paralisação de estaleiro na Bahia

Terça | 02.06.2015 | 16h12


(Foto: Reprodução)

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realizou visita técnica ao Estaleiro Enseada Paraguaçu, em Maragogipe, na Bahia. O objetivo da visita foi analisar a situação do estaleiro que está com seu funcionamento paralisado desde outubro do ano passado, depois que a operação Lava-Jato da Polícia Federal revelou um esquema de corrupção envolvendo a empresa Sete Brasil, responsável pela contratação do estaleiro para a Petrobras. O Enseada Paraguaçu foi construído para produzir sondas para perfuração de petróleo na camada do pré-sal. O estaleiro está com 83% de suas obras concluídas e até agora já foram gastos R$ 3 bilhões. O diretor de relações institucionais do Enseada, Márcio Cruz, lembrou que o estaleiro deveria estar empregando atualmente mais de 3 mil funcionários, mas conta hoje com apenas 117 pessoas encarregadas da manutenção e da segurança do local. "Não existe uma perda desse equipamento, apenas o custo de manutenção dele que não é pequeno, mas que será mantido pela empresa para assegurar que esse patrimônio esteja pronto para retomar a atividade." Para o presidente da comissão, deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), os contratos firmados pela Petrobras precisam ser cumpridos para evitar perdas maiores para o País. "Nós iremos convocar o presidente da Petrobras para discutir sobre esse tema. É preciso que a Petrobras tome uma posição, principalmente em relação à manutenção dos contratos com esses estaleiros. O grande problema agora não é só o financiamento, é a reafirmação por parte da Petrobras dos contratos que já foram firmados e que são juridicamente existentes." O deputado Jorge Solla (PT-BA) defendeu a continuidade das investigações e o combate à corrupção, mas sem prejudicar o desenvolvimento de um setor importante para o País como o naval. "Não podemos permitir que o combate à corrupção, que é essencial, venha a paralisar, ou mesmo inviabilizar os investimentos na indústria naval nacional."

Municípios da região Sudoeste são atendidos pelo SAC móvel

Terça | 02.06.2015 | 15h40
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


(Foto: Divulgação/SECOM)

O atendimento ao Cidadão (SAC Móvel), do Governo da Bahia iniciou a prestação de serviços nesta segunda-feira (01). O atendimento estará disponível entre os dias 1º e 11 de junho. Hoje (02), o SAC móvel estará prestando atendimentos á população de Guajeru. Nos dias 4 e 5, o atendimento será em Maetinga. Em Anagé, a equipe do SAC atenderá nos dias 7 e 8, e em Tremedal, 10 e 11. Dentre os serviços oferecidos pelo SAC encontram-se: emissão de Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física, recadastramento de pensionistas do Estado, emissão de antecedentes criminais e registro de críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado.

Contas de 2014 de Jaques Wagner são julgadas pelo TCE hoje (02)

Terça | 02.06.2015 | 15h08
Autor: Wilma Santana I Bahia Urgente


(Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (02), o plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE) irá julgar as contas 2014 do Executivo estadual, último ano do governo de Jaques Wagner. Em 2008, o governador teve as contas aprovadas pelo conselheiro Pedro Lino, contudo, com ressalvas e recomendações devido ao voto dos demais conselheiros. De 2009 a 2013, o tribunal aprovou as finanças apenas com recomendações. O resultado da apreciação desta terça no TCE será encaminhado à Assembleia Legislativa, responsável pelo julgamento das contas do governo, como determina a Constituição Estadual. A ALBA aprovou as contas de 2013 de Wagner no último dia 29 de dezembro.

Dilma sanciona lei que dá garantias a domésticas

Terça | 02.06.2015 | 14h45


(Foto: Ilustração)

A presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta segunda-feira (1º), o projeto de lei que regulamenta o trabalho das empregadas domésticas. A lei publicada no Diário Oficial da União desta terça (2) estabelece uma série de garantias aos empregados domésticos, como o recolhimento previdenciário e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O empregador, contudo, só passará a ter obrigação de promover a inscrição e de efetuar os recolhimentos referentes ao FGTS após a regulamentação da lei, que será feita pelo Conselho Curador e pelo agente operador do fundo. No caso de demissão, o aviso prévio será concedido na proporção de 30 dias ao empregado que conte com até um ano de serviço para o mesmo empregador. Ao aviso prévio devido ao empregado serão acrescidos três dias por ano de serviço prestado para o mesmo empregador, até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até 90 dias. A falta de aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período ao seu tempo de serviço. No caso do empregado descumprir o aviso prévio, o empregador terá o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo. O valor das horas extraordinárias habituais integra o aviso prévio indenizado. Segundo a Agência Brasil, Dilma vetou integralmente a proposta do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que criava alíquotas únicas de 6% de contribuição previdenciária para patrões e empregados. Na exposição de motivos, a presidente destacou que a medida, se aprovada, geraria um impacto de R$ 600 milhões por ano aos cofres públicos.

Cursinho pré-vestibular da UNEB divulga lista de contemplados

Terça | 02.06.2015 | 14h25
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


Foi divulgado hoje (02), no Portal da Educação o resultado dos alunos que foram contemplados pelo Universidade Para Todos (UPT).  De acordo com o calendário do projeto o período de matrícula vai de 10 a 12 de Junho de 2015. As matrículas serão feitas presencialmente no campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campus XX. Confira a lista dos estudantes selecionados de acordo com o local escolhido para fazer o cursinho pré-vestibular através do endereço:http://institucional.educacao.ba.gov.br/resultadoupt2015.

Conquista: Passageiro é preso em aeroporto após tumulto em sala de embarque

Terça | 02.06.2015 | 13h57
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


(Foto: Reprodução)

Um passageiro de 48 anos foi preso quando tentava embarcar num voo da empresa Pasaredo no aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, que tinha como destino final a cidade de São Paulo, segundo a Polícia Federal (PF). Segundo a polícia, o homem apresentava sinais visíveis de embriaguez e chegou a causar tumulto na sala de embarque, sendo impedido a acessar a aeronave por questões de segurança. A prisão foi realizada no domingo (31), mas só foi informada nesta segunda-feira (1°) para a imprensa. De acordo com a PF, o suspeito tentou invadir a pista do aeroporto e danificou as portas de vidro da área de embarque, causando ferimentos nele próprio. Ele foi contido por equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. De acordo com a PF, ele foi preso em flagrante por expor a perigo a embarcação ou aeronave, o que está previsto no artigo 26 do Código Penal Brasileiro. A pena de reclusão é de dois a cinco anos. O suspeito está à disposição da 2ª Vara Federal de Vitória da Conquista. (Fonte: G1 BA)

Celulares da Bahia passam a ter nove dígitos em outubro

Segunda | 01.06.2015 | 17h01


(Foto: Ilustração)

Desde domingo (31), a Bahia e Sergipe são os únicos estados do Nordeste que não contam com nove dígitos nos números de celular. Os dois estados passarão pela mudança a partir do dia 11 de outubro.O acréscimo do 9 à esquerda do número original aconteceu ontem em Pernambuco (áreas 81 e 87), Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. No Maranhão, o nono dígito foi implantado anteriormente. Após a data da mudança, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas por um tempo determinado, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interrupções e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. O nono dígito deverá ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para terminais do SMP das Áreas de Registro listadas, independentemente do local de origem da chamada.